"O pior resultado da inflação para novembro desde 2015 foi puxado pelas carnes. Como o consumidor notou, o preço do produto disparou nos mercados. E a aceleração continua em dezembro", constata a jornalista Miriam Leitão
(Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
247 - A jornalista Miriam Leitão, em sua coluna no jornal O Globo, afirma que "o pior resultado da inflação para novembro desde 2015 foi puxado pelas carnes. Como o consumidor notou, o preço do produto disparou nos mercados. E a aceleração continua em dezembro".
"O IPCA deste mês será ainda maior que o 0,51% de novembro, apurado pelo IBGE. O professor Luiz Roberto Cunha, da PUC-Rio, estima a taxa do último mês em até 0,60%".
"O acumulado em um ano saltou dos 2,54% até outubro para 3,27%. Pelas contas do IBGE, as carnes subiram em média 8,09% no mês passado. Elas sozinhas foram responsáveis por um impacto de 0,22 ponto no índice. Em dezembro, o IPCA subirá ainda mais. Cunha prevê a taxa ao fim de 2019 em torno de 3,80%. O IPCA, portanto, ficará mais perto do centro da meta para o ano, de 4,25%".
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.