Che não se curvou às delícias do Poder.
Protagonista da Revolução Cubana, contra a tirania americana, continuou sua luta anti-imperialista por toda América e não viveu do dinheiro público e das benesses governamentais.
Ele representa a rebeldia, a luta contra a injustiça social e o espírito incorruptível.
Participou de sangrentas lutas, muitas mortes, mas sabemos que em toda a história, as batalhas são necessárias, infelizmente, quando ocorrem muitas baixas.
Assim aconteceu nas lutas da Revolução Indiana de Gandhi, no Apartheid de Mandela e no Movimento Negro de Luther King.
Disse o médico idealista em sua 'revolução permanente':
"O socialismo econômico sem a moral comunista não me interessa. Lutamos contra a miséria, mas ao mesmo tempo contra a alienação. (…) Se o comunismo passa por alto os factos da consciência, poderá ser um método de repartição, mas já não é uma moral revolucionária".
Sobre a liberdade de pensamento disse:
"Não é possível destruir uma opinião com a força, porque isso bloqueia todo o desenvolvimento livre da inteligência."
Foi assassinado em 1967 na Bolívia, por agentes americanos da CIA.
Levou seus ideais para a Bolívia, Peru, Panamá, Colômbia, Equador, Costa Rica, El Salvador e Guatemala e lutou até no Congo.
Não construiu patrimônio, pois nada queria para si.
"A reforma agrária radical é a única forma de dar a terra ao camponês."
Um verdadeiro e honrado idealista que até hoje é perseguido pela extrema-direita, que procura manchar sua memória com absurdas inverdades e falsas acusações.
Por Maria Eduarda Teixeira, Advogada.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.