247 - Em sua coluna neste domingo o jornalista Bernardo Mello Franco expõe declarações da ex-ministra Marina Silva sobre a ameaça aos direitos dos povos indígenas representada pelo avanço dos ruralistas no Congresso e em postos importantes da administração de Michel Temer. Na semana passada, o recém-empossado ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que é ligado ao agronegócio afirmou que a demarcação de terras não "enche barriga" de ninguém.
Confira alguns trechos do texto:
"'A não demarcação das terras indígenas é que condena essas comunidades à fome e destrói seu modo de vida", reage Marina. "O agravamento do retrocesso já é patente, e o maior temor é o de aumento da violência contra os índios", acrescenta.
Para a ex-ministra do Meio Ambiente, os últimos meses já foram marcados por más notícias: 'O presidente Temer entregou a Funai ao PSC, congelou seu orçamento no patamar de dez anos atrás e paralisou os processos de demarcação de terras'.
A indicação de Serraglio alarmou a ex-senadora porque a pasta da Justiça é a responsável pelas políticas que afetam a vida dos índios. 'Temer nomeou um ministro politicamente identificado com uma das partes do conflito, os ruralistas', diz ela.
Com a memória de lutas ao lado de Chico Mendes, Marina só vê um meio de frear as ameaças: a mobilização dos índios, que marcharão até Brasília em abril, e o apoio da opinião pública."
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.