Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. TEMER CONFIRMA MORAES PARA VAGA DE TEORI NO STF ~ Verdades Ocultas

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

TEMER CONFIRMA MORAES PARA VAGA DE TEORI NO STF

Postado por: Fátima Miranda - 19:21:00

Compartilhar

& Curtir


247 - O porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, confirmou nesta segunda-feira 6 a indicação do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, ao Supremo Tribunal Federal, para a vaga de Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo no dia 19 de janeiro.

Indicado por Michel Temer, Moraes chega ao Supremo com a missão de estancar a sangria da Lava Jato, no que diz respeito ao consórcio PMDB-PSDB, que promoveu o golpe de 2016 e depôs Dilma Rousseff.

Mais cedo, o ministro vazou sua própria indicação em uma mensagem de celular (leia aqui). Moraes é filiado ao PSDB desde dezembro de 2015, como mostra reportagem desta segunda do portal Justificando. Confira abaixo:



Filiado ao PSDB desde dezembro de 2015, o ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, é cotado para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme adiantou a grande mídia na manhã desta segunda-feira (6). A indicação de Moraes pelo presidente Michel Temer (PMDB) poderá ser feita ainda hoje e, com isso, o ministro passa a ocupar a vaga aberta após a morte de Teori Zavascki, em um acidente aéreo em Paraty (RJ) no último dia 19.

Ao ser anunciada a filiação de Moraes em um evento da Polícia Militar, em um momento próximo às eleições para prefeitura do Estado, o governador Geraldo Alckmin afirmou que Moraes era “muito importante na Secretaria da Segurança Pública, trabalho notável, reconhecido. Acho que ele tem uma missão importante neste momento”.

É importante ressaltar, segundo o professor da Faculdade de Direito da USP, Rafael Mafei, que a indicação ao STF é “política e presidentes indicam juristas com afinidades a seus grupos políticos“. 

Já do ponto de vista formal, segundo o cientista político, Frederico de Almeida, a questão da filiação a um partido é o menor dos problemas. “Ele certamente vai pedir sua desfiliação e a questão se resolve, do ponto de vista formal“.

Certidão de Filiação Partidária de Alexandre de Moraes com o PSDB. Fonte: TSE

Em tese, sem especificar nomes, Mafei afirma que “há excelentes juristas com histórico de afinidade com governos do PSDB, o presidente [Michel Temer] tem o dever de escolher os melhores nomes disponíveis entre aqueles que estejam dentro de seu espectro de afinidade política“.

Desta forma, para Frederico “o problema da indicação de Moraes é justamente o das posições políticas, teses jurídicas e interesses que ele representa, sendo ou não filiado a partido. Ele já mostrou ser autoritário, truculento, pouco preocupado com direitos humanos, defensor do punitivismo e da linha dura em questões criminais“. Além disso, segundo ele, Moraes “é um indicado que vem do núcleo de um governo ilegítimo, com uma agenda de reformas regressiva, e altamente implicado na Lava Jato. Ou seja, além de ter posições políticas gerais altamente questionáveis, e que devem ser democraticamente questionadas, ele está ligado a interesses políticos imediatos e menores, que o desqualificam como ministro de uma suprema corte, ainda mais num momento como este”.

O nome de Moraes desperta grandes controvérsias na comunidade jurídica. Em janeiro, por conta da inaptidão em lidar com a crise carcerária, além de inúmeras outras falhas, centenas de juristas e movimentos sociais divulgaram uma carta aberta para que ele fosse afastado do cargo. Ele também anunciou o Plano Nacional de Segurança Pública, que foi amplamente criticado e ainda publicou a portaria que altera o sistema de demarcação de terras indígenas.

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com