Generais se reuniram para traçar possíveis cenários caso Lula seja solto e afirmaram que clima é de "tensão"; reunião foi antes da decisão de Toffoli que derrubou a liminar que poderia beneficiar o ex-presidente
O Alto Comando do Exército fez uma reunião extraordinária na tarde desta quarta-feira (19) para “analisar” as consequências de uma possível soltura de Lula. A possibilidade foi aberta com a decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mais cedo, que suspendia as prisões de pessoas que não tiveram todos seus recursos julgados, como é o caso de Lula.
Ao portal UOL, dois generais que fazem parte do Alto Comando informaram que o momento é de “observação”, mesmo que o Exército não tenha competência legal para agir sem ordens do poder Executivo.
De acordo com outro general que falou com o portal, o clima de “tensão” é o mesmo da véspera da prisão de Lula em abril, quando o comandante do Exército, general Villas Bôas, chegou a fazer um tuíte em tom de ameaça para que não fosse concedido um habeas corpus ao petista.
A reunião foi realizada antes da decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, que derrubou a liminar de Marco Aurélio. De acordo com o ministro, o tema sobre prisão antes do trânsito em julgado deverá ser analisado pelo colegiado da Corte no ano que vem, já que o Supremo entrou de recesso nesta quarta-feira.
Fonte: revistaforum
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.