About Me

BVO-news.jpg

Firulas, por Claudio Guedes



O que a pesquisa do Datafolha de 15/04, torna cristalino?

Que a estratégia da direita de derrubar o governo Dilma Rousseff e excluir Lula do cenário político, por quaisquer meios, sempre teve como objetivo recuperar para ela o poder perdido nas urnas em 2003. Com Lula na ativa e fazendo política isso seria impossível.

O resto são firulas.

Combate à corrupção, a lei é para todos, mocinhos & bandidos, patos & idiotas protestando e sorrindo nas ruas com camisas da corrupta CBF. Tudo parte de uma grande encenação, com a participação frenética dos quase sempre autodenominados "homens de bem". Parte oportunistas, parte ingênuos, boa parte otários mesmo.

Quando Dilma/Temer venceram, ainda que por muito pouco, a dupla tucana Aécio/Aloysio, os tucanos e seus patronos liberais de direita, que comandam as finanças e os grandes negócios no país, entenderam que tinham que abandonar a estratégia eleitoral, partir para encurralar o PT e suas lideranças e tentar eliminá-los da vida política nacional. De qualquer forma.

E partiram para executar a missão, pela combinação virtuosa do estrangulamento político do governo Dilma, pelo uso do poder legislativo comandado por um dos mais venais & articulados deputados da história da Câmara dos Deputados (Eduardo Cunha), com a perseguição pela justiça ao partido, usando os juízes e procuradores celebridades (Sérgio Moro e Deltan Dellagnol), e pelo massacre cotidiano na mídia que amplificava os problemas do país.

Para tanto sabiam que tinham que avançar sobre leis, Código do Processo Penal e Constituição da República. Avançaram e pagaram para ver. Condução coercitiva inédita de um ex-presidente, divulgação de conversa telefônica de uma presidente em exercício por um juiz de 1° Instância, invenção das pedaladas fiscais, farsa do impeachment, impedimento da nomeação de Lula para o ministério por decisão monocrática de um juiz do STF, julgamento de Lula em tempo recorde, farsa no TRF-4, com os votos combinados e idênticos dos três desembargadores para encurtar possibilidades dos recursos, pressão sobre o STF para legitimação da prisão após julgamento em 2° Instância.

Um vasto arsenal foi usado, quase que exclusivamente contra o PT (suas lideranças e seus aliados), sempre ultrapassando os limites da lei e afrontando o estado de direito.

Por quê?

A resposta está na pesquisa do Datafolha de hoje. Porque sabiam, tinham certeza, que se Lula estivesse livre ele seria imbatível nas eleições de 2018. A direita sabia disso.

A direita estuda bem a história do Brasil. A direita se uniu contra Getúlio Vargas em 1950, com quase toda a mídia da época e quase todo o "andar de cima" ao seu lado. E amargou a derrota. Getúlio Vargas, líder carismático e conhecido como o "pai dos pobres" (graças ao salário mínimo, às políticas desenvolvimentistas, à CLT e o apoio aos sindicatos), venceu. Como Lula venceria hoje, em 2018.

Porque Lula é hoje, no país, o único político identificado com as demandas históricas do "andar de baixo" por um país mais democrático e com mais justiça social. O único político com possibilidades de, no poder, voltar a implementar ações visando uma melhor distribuição na renda gerada no país (via políticas públicas) e, ao mesmo tempo, manter e aprofundar a democracia na sociedade brasileira.

A direita atual percebeu a força eleitoral de Lula: não bastaria impedir a sua candidatura, seria preciso prendê-lo, pois solto, mesmo não candidato, lideraria o processo eleitoral.

A prisão de Lula é parte da luta pelo poder político no país. 
O resto são firulas. 

Postar um comentário

0 Comentários