About Me

BVO-news.jpg

O menosprezo de José Padilha a Dilma sobre mentira na série da Netflix "O Mecanismo"

José Padilha. Foto: Wikimedia Commons



Do DCM


“Se Dilma soubesse ler, não estaríamos com esse problema”, diz Padilha sobre mentiras em série


Texto de Flávio Ferreira e Gustavo Fioratti na Folha de S.Paulo.

A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) criticou o cineasta José Padilha e a seriado de TV criado por ele, “O Mecanismo”, da Netflix, que é baseada na Operação Lava Jato. A petista diz que Padilha é um “criador de notícias falsas” e a série é “mentirosa e dissimulada”. 

(…)

Entre outros ataques ao enredo, Dilma também critica a parte da obra que mostra relação próxima entre os personagens Janete, associada à ex-presidente, e João Pedro Rangel, inspirado no ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, um protagonista da corrupção na estatal de petróleo.

(…)

Nas investigações da Lava Jato, não há provas de que Dilma tenha mantido grande proximidade com Costa.

Procurado pela Folha, o criador da série disse que não dirigiu nem roteirizou especificamente o episódio em que a frase foi dita, embora tenha checado os diálogos.

Padilha defende-se dizendo que “Jucá não é dono dessa expressão [estancar a sangria]” e que, portanto, roteiristas estão livres para usá-la. 

“‘O Mecanismo’ é uma obra-comentário. Na abertura de cada capítulo está escrito que os fatos estão dramatizados, se a Dilma soubesse ler, não estaríamos com esse problema”, diz Padilha. 

Para ele, o retrato feito na série representa um problema sistêmico de corrupção, que não seria exclusivo do PT, mas de outros partidos e setores. 

A reportagem também buscou contato com a Netflix, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.

Postar um comentário

0 Comentários