247 – As críticas contra a Folha de S. Paulo após o jornal ter escondido perguntas feitas no último Datafolha, tanto da reportagem que divulgou o levantamento quanto do relatório do instituto, continuaram neste fim de semana, quando a ombudsman, Paula Cesarino Costa, escreveu que a Folha errou e persistiu no erro.
Ao divulgar pesquisa Datafolha sobre o cenário político há uma semana, a Folha deu como título que 50% dos brasileiros querem que Michel Temer permaneça no cargo, quando na verdade a pesquisa diz que 62% querem a renúncia de Temer e da presidente Dilma e a convocação de novas eleições.
Glenn Greenwald, do site The Intercept, responsável por escrever um artigo que mobilizou a Folha a se manifestar sobre o caso, destacou dado da coluna da ombudsman de que a fraude com a pesquisa foi o episódio que mais rendeu reclamações à Folha do que qualquer outro escândalo envolvendo o jornal.
Ao esconder pergunta-chave, a Folha enganou todo o país sobre uma das questões políticas mais importantes que se tem enfrentado em anos, continuou Greenwald, pelo Twitter.
Em outra postagem, ele atacou duramente a forma como o jornal O Globo noticiou o problema: atribuindo críticas à pesquisa a "blogs pró-Dilma". "Não deixe a polêmica sobre a Folha esconder que o jornal O Globo tem as palhaçadas mais absurdas", escreveu, direcionando para a reportagem a respeito.
O jornalista e escritor Alex Cuadros, autor de um livro sobre o Brasil que foi elogiado pelo The New York Times – "Brazillionaires" – publicou: "Por melhor que a coluna da ombudsman possa ser, poucos irão lê-la, é claro. Dada a gravidade do problema, ela deveria ter sido publicada na primeira página".
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.