De DC
O vídeo feito por um morador do terreno onde ocorreu a confusão que resultou na morte de Roberto Luís Caldart, 42 anos, emPalhoça, nesta terça-feira, mostra a ação momentos antes do crime. O advogado morreu após levar um soco na traqueia. No momento da agressão, Caldart defendia moradores de quitinetes que ficam em uma área na Barra do Aririú.
Ele teria sido chamado porque um grupo chegou ao local exigindo que as pessoas deixassem a área, pois estariam cumprindo um mandado de reintegração de posse. Ao serem questionados pelo advogado, iniciaram a agressão.No vídeo, que tem duração de aproximadamente quatro minutos e mostra o rosto de pelo menos 15 pessoas, entra elas Caldart, é possível ouvir alguém falando ao telefone que está em uma ocorrência. Logo depois, o autor do vídeo rebate e diz que não há ocorrência nenhuma.
— Não precisa de nada disso, gente. Não tem ocorrência. Ele não tem nem mandado, gente. O dinheiro fala mais alto — fala o homem que afirma estar filmando tudo.As imagens, que começam a mostrar mais o chão e as pessoas da cintura para baixa, ainda captam as conversas.
É possível ainda ouvir alguém falar "vamos todo mundo para a delegacia". Depois disto, um princípio de tumulto se inicia por conta das chaves do imóvel.Um dos homens que está com a chave na mão é questionado por uma terceira pessoa sobre as chaves. O primeiro homem entrega o objeto e, em seguida, surge o advogado que pega o chaveiro de volta. Nesse momento começa um empurra empurra e o homem que filma pede calma.
— Ele é advogado, Calma, gente, calma — diz.
Depois de alguém afirmar que era preciso um mandado para que o despejo ocorra, é que as agressões realmente começam. Um homem diz "mas tu sabe que tu não pode fazer isso" e o outro completa "Vá na Justiça e peça um mandado". Em seguida, mulheres que estavam no terreno (também havia crianças no local) começam a gritar pedindo que tomem cuidado com as crianças e falando repetidamente 'calma, calma'.
Agora, com o vídeo borrado e mostrando apenas o chão, já não é possível saber o que exatamente está acontecendo. O apelo das mulheres e o choro das crianças se repete quando uma pessoa exclama "ele está caído no chão". É possível perceber uma correria e o vídeo termina mostrando o rosto de um homem, que está ferido e com sangue no rosto. Por fim, uma voz feminina diz que "alguém tem que ir lá socorrer ele".
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.