About Me

BVO-news.jpg

Eu luto pelo fim da cultura do estupro/abuso sexual - Por Conceição Fonseca



Eu luto pelo fim da cultura do estupro/abuso sexual, sim, e continuarei lutando todos os dias da minha vida, pois estupro/abuso sexual de qualquer pessoa (independentemente de idade, sexo, gênero, sexualidade, classe social, raça, etnia, religião, grau de escolaridade, etc.) é barbárie. Estupro é crime hediondo, previsto no Código Penal.

Na cultura do estupro, o estuprador/abusador sempre projeta sua culpa na vítima, mas não faz isso sozinho: faz isso com apoio de toda a sociedade que legitima todos os tipos de abuso sexual e exploração sexual; com apoio de quem se cala e se omite diante de crimes sexuais; com apoio de quem busca justificativas para culpar as vítimas de todo e qualquer tipo de abuso sexual; com apoio de quem acha que abusar/violentar/estuprar é um ato normal, de pessoa normal. Não é. 

O que todos e todas tem que entender e aprender é que a culpa nunca é da vítima. A culpa é e sempre será do estuprador/abusador que deve ser punido com penas severas por este tipo de crime.


Todos e todas na luta pelo fim dessa barbárie. Precisamos nos indignar com os casos do Rio, do Piauí, sim, mas não basta. Precisamos nos indignar também com os outros casos que tem acontecido e continuam acontecendo todos os dias em todos os lugares do país e do mundo, mas muitos fingem que não sabem ou não ouviram dizer; outros não sabem mesmo, pois vivem alheios ao que acontece na vida, por diferentes motivos; e há, ainda, os que acham que o raio só cai na casa do outro e que, por isso, é problema do outro. 

Precisamos colocar os pés no chão, nos informar, nos indignar, portanto, todos os dias, pois a cada minuto uma pessoa é vítima desse crime hediondo, perto ou longe. Os casos, em sua maioria, infelizmente, não são notificados, por medo. 

E os poucos casos notificados tramitam, na sua maioria, lentamente na justiça, causando, nas vítimas, sensação de injustiça, de revitimização. Precisamos lutar por justiça para todas as vítimas de crime de estupro, abuso e exploração sexual. Pelo fim da cultura desse crime hediondo. 

Pelo fim dessa barbárie. Pelo direito à vida e à dignidade da pessoa humana.

Postar um comentário

0 Comentários