About Me

BVO-news.jpg

Bancada maranhense vai dar maioria de votos contra o pedido de impeachment da presidente Dilma

Weverton Rocha, Alberto Filho, João Marcelo Souza, Júnior Marreca, Rubens Jr., Cléber Verde, Zé Carlos e Hildo Rocha são ciontra o impeachment da presidente



A situação da presidente Dilma já esteve pior. Continua muito ruim, mas de uns dias para cá melhorou, um pouco, mas melhorou. Esse cenário é o que vem sendo desenhado por congressistas maranhenses situados nos dois polos da crise política, uns a favor do impeachment da chefe da Nação e outros contra. Nesse contexto, a bancada maranhense na Câmara Federal vem se movimentando com intensidade, o que tem permitido uma progressiva tomada de posição dos deputados. Na semana passada, contagens informais indicavam que a maioria dos deputados maranhenses votaria pelo impeachment. Numa avaliação feita ontem, a conclusão a que a Coluna chegou depois de ouvir fontes bem informadas em Brasília, foi a de que o quadro de posicionamento é o seguinte: nove deputados – o equivalente a metade da bancada – estão posicionados contra o impeachment; quatro deputados estão determinados a favor do afastamento da presidente; e cinco parlamentares estariam indecisos, sem a maioria contra a derrubada da presidente.

Contra o impeachment estariam os deputados Weverton Rocha (PDT), João Marcelo Souza (PMDB), Alberto Filho (PMDB), Júnior Marreca (PEN), Rubens Jr. (PCdoB), Zé Carlos (PT), Cléber Verde (PRB), Hildo Rocha (PMDB) e Waldir Maranhão (PP). Líder do PDT na Câmara Federal, Weverton Rocha lidera a bancada contra o impeachment e tem sido um dos principais articuladores dessa corrente. Rubens Jr. tem sido um dos governistas mais ativos contra o impeachment, seguindo a linha de ação do governador Flávio Dino (PCdoB). João Marcelo firmou posição dentro do PMDB e a defende na Comissão Especial do impeachment. Alberto Filho também se posicionou contra, apesar das pressões da oposição pemedebista. Júnior Marreca está posicionado contra o impeachment desde que os debates começaram no Congresso Nacional. Zé Carlos está na linha de frente na bancada do PT. Hildo Rocha, mesmo tendo posições críticas em relação ao Governo, firmou posição contra o impeachment. Cléber Verde já esteve no muro da indecisão, mas decidiu se posicionar contra o impedimento da presidente.

Waldir Maranhão: contra

E, finalmente, o 1º vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão teria decidido votar contra o impedimento, posição que foi reforçada depois que o comando do PP decidiu se manter na base de apoio do Governo.

São a favor do impeachment os deputados Sarney Filho (PV), Eliziane Gama (PPS), João Castelo (PSDB) e Juscelino Filho (DEM). Sarney Filho, que lidera a bancada do PV na Câmara Federal, não poderia contrariar a decisão tomada pelo seu partido, sob pena de ter de entregar a liderança e deixar a agremiação. Eliziane Gama abraçou a causa do seu partido, o PPS, que junto com o DEM e o PSDB forma o bloco oposicionista mais agressivo no Congresso Nacional. Mesmo tendo sido fortemente apoiado pelo primeiro Governo Dilma quando o prefeito de São Luís, João Castelo segue a orientação do PSDB. E Juscelino Filho embarcou na linha de ação do DEM depois de assumir o comando do partido no Maranhão. Todas as avaliações que a posição desse grupo é irreversível.

Sarney Filho, Eliziane Gama, João Castelo e Juscelino Filho: pelo impeachment

Cinco deputados estariam no muro: José Reinaldo Tavares (PSB), Pedro Fernandes (PTB), Victor Mendes (PV), André Fufuca (PP) e Aluísio Mendes (PTN). José Reinaldo vinha mantendo uma oposição firme a favor do impedimento da presidente, mas diante dos últimos acontecimentos, teria decidido reexaminar o cenário e estaria em dúvida, mas inclinado a votar contra. Pedro Fernandes não é simpático à proposta de impedimento da presidente, mas estaria sendo fortemente pressionado pela cúpula do PTB para votar a favor. Victor Mendes não estaria satisfeito com a posição do PV. André Fufuca havia se posicionado a favor do impeachment, mas a decisão do PP de se manter na base do governo o fez rever sua posição. Aluísio Mendes ainda não se posicionou, mas estaria inclinado a votar contra o processo de impeachment.

José Reinaldo, Pedro Fernandes, André Fufuca, Victor Mendes e Aluísio Mendes: ainda não decidiram

A Coluna avalia que esse quadro é o mais provável no momento, mas chama atenção para o fato de que no momento ocorre nos bastidores de Brasília uma frenética corrida de governistas, liderados pelo ex-presidente Lula, para construir uma base parlamentar para mandar a proposta de impeachment para o arquivo morto, e de oposicionistas, que fazem de tudo para viabilizar o impedimento da presidente. Daí a possibilidade de haver mudanças nos próximos dias.


PONTO & CONTRAPONTO


Delcídio se licencia de novo e João Alberto remarca depoimento no Conselho de Ética

João Alberto abre novo prazo para Delcídio se apresentar

O senador João Alberto (PMDB) comandou ontem o item mais importante da agenda do Senado da República. Na condição de presidente, ele comandou a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, onde deveria ter se apresentado o senador Delcídio do Amaral (ex-PT e atualmente sem partido), que foi apanhado pela Operação Lava Jato acusado de tentar obstruir as investigações para esclarecer os crimes cometidos por Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Mas Delcídio do Amaral não compareceu; encaminhou a João Alberto um ofício e um atestado médico informando que permanecerá de licença por causa de duas cirurgias a que se submeteu em São Paulo, na semana passada. João Alberto acatou o pedido de licença e remarcou a presença do “senador-bomba” para o dia 19, quando ele deverá comparecer para ser ouvido pelos seus pares. O presidente do Conselho de Ética avisou que as chances de Delcídio do Amaral se defender perante o órgão estão se esgotando.


Rubens Jr. consolida espaço na bancada do PCdoB

Rubens Jr.: posição firme no PCdoB

O deputado federal Rubens Jr. recebeu duas boas notícias do seu partido, o PCdoB. A primeira: permanece no posto de vice-líder da bancada na Câmara Federal. A segunda: vai continuar representando a agremiação na mais importante comissão da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e também terá assento nas decisivas Comissão Mista de Orçamento (CMO) e Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Numa instituição colegiada em que o rodízio é a regra, renovar mandato em comissões importantes como a CCJ é um privilégio que só os parlamentares que mais se destacam recebem das suas bancadas. “Recebi com extrema alegria as indicações pelo meu partido para compor os debates destas comissões”, assinalou Rubens Jr., que comemorou ainda mais com a twittada que recebeu do governador Flávio Dino: “Parabéns, companheiro, importantes funções para ajudar o Maranhão”. O jovem deputado tem todas as razões para estar nas alturas. Afinal, integrar a CCJ é sonho colorido de todo deputado, principalmente os que têm formação jurídica. Isso porque qualquer avaliação técnica ou politica conclui que a CCJ é comissão mais importante do parlamento. Já à CMO a análise dos projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais que serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional. Assim, como vice-líder da bancada do PCdoB e integrantes dessas comissões, o deputado Rubens Jr. está no centro de decisões da Câmara Federal.


Telejornal da Globo erra feio sobre nomeação de Gastão

Gastão: escolha pessoal com o aval do PROS

O “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, cometeu ontem uma barrigada no campo da política. Informou que a nomeação do ex-deputado federal Gastão Vieira (PROS) para a presidência do Fundo Nacional da Educação teria sido fruto de indicação do ex-presidente José Sarney (PMDB). Não foi. A decisão da presidente Dilma se deu por dois motivos. O primeiro como um gesto para consolidar a sua relação com o PROS; e o segundo, por que a presidente gosta de Gastão, que foi ministro de Turismo no seu primeiro Governo. Não há informação dando conta de que o ex-presidente José Sarney esteja envolvido nesse processo. Sobram evidências de que a competência do ex-deputado e sua experiência na área tiveram peso decisivo. Até onde a Coluna se informou, o Palácio do Planalto teria consultado o governador Flávio Dino, que não pensou duas vezes e deu o seu aval para a nomeação.

Postar um comentário

22 Comentários

  1. E pode vir alguma coisa boa do Maranhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de vc não vir de lá já é uma coisa maravilhosa!

      Excluir
    2. Só de você não vir de lá já é uma maravilhosa vantagem!

      Excluir
    3. Do Maranhão só se podia esperar isso mesmo!!! Mas os eleitores precisam se enteirar da posição desses POLÍTICOS e dar a resposta nas urnas!!!!

      Excluir
    4. ATENÇÃO!!!!!!!!!!!
      Todos nós estamos pensando no IMPEACHMENT, mas quantos de nós está preocupado com as próximas eleições, onde bandidos políticos se lançarão candidatos a: senadores, prefeitos e vereadores? Penso que nós, por Estado, deveríamos anotar os nomes dos bandidos traidores do povo, TRABALHADOR HONESTO, do Brasil e começarmos a mostrar a cara e o nome desses bandidos para que não mais sejam eleitos. Então mãos a obra!

      Excluir
    5. ATENÇÃO!!!!!!!!!!!
      Todos nós estamos pensando no IMPEACHMENT, mas quantos de nós está preocupado com as próximas eleições, onde bandidos políticos se lançarão candidatos a: senadores, prefeitos e vereadores? Penso que nós, por Estado, deveríamos anotar os nomes dos bandidos traidores do povo, TRABALHADOR HONESTO, do Brasil e começarmos a mostrar a cara e o nome desses bandidos para que não mais sejam eleitos. Então mãos a obra!

      Excluir
    6. Ridículo tais comentários, como sempre o nordestino sendo vítima de preconceito por parte de "brasileirinhos americanizados" que acham que fazem parte da alta classe.

      Excluir
    7. É preconceito, não, Lucas! São fatos. O estado mais pobre não quer fugir da pobreza e você espera aplausos?

      Excluir
    8. É preconceito, não, Lucas! São fatos. O estado mais pobre não quer fugir da pobreza e você espera aplausos?

      Excluir
  2. Um estado que vive do bolsa família. Esperar o quê?

    ResponderExcluir
  3. O Brasil todos esta de olho na TV Câmara e saberá quem serão os traidores da pátria.
    O miserável Estado do Maranhão precisa de políticos honestos
    Nome de Vsa, já circula nas redes sociais com uma grande velocidade e o povo maranhense devera ter nomes saturados nas postagens;
    Por isto pensem bem, pensem no Brasil e na família brasileira, principalmente na maranhense que vive numa miséria total.


    dep.wevertonrocha@camara.leg.br; dep.albertofilho@camara.leg.br; dep.joaomarcelosouza@camara.leg.br; dep.juniormarreca@camara.leg.br; dep.rubenspereirajunior@camara.leg.br; dep.cleberverde@camara.leg.br; dep.zecarlos@camara.leg.br; dep.hildorocha@camara.leg.br;




    ResponderExcluir
  4. Maranhão, o estado mais pobre da federação, mais de 60% dos eleitores votaram no PT, Bolsa-Família nem se fala. Esperar o que desses parlamentares que só pensam em suas emendas e claro, nos seus bolsos. Enquanto alunos estudam em escolas com paredes de "taipa" sem merenda e sem transporte, eles apoiam o "câncer" que corrói o país. Meus pêsames ao povo maranhense, inclusive a mim.

    ResponderExcluir
  5. PT e PSDB, unidos na implantação do comunismo no Brasil
    https://www.youtube.com/watch?v=x4gaq_PKcoo&feature=share

    ResponderExcluir
  6. Quanto preconceito...vcs poderiam explicar porque tantos intelectuais, comunidade acadêmica estão contra esse golpe? É bolsa família tbem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu respondo, com carinho, Marlene! Os artistas que aparecem ao lado da Dilma, receberam na malandragem milhões de reais do governo. Algum deles vai só seu Estado dar um show de graça? Se a resposta sua for "não" caberá a você entender que ninguém está falando contra o povo, nas sim contra s ignorância dessa gente!

      Excluir
  7. Quanto comentário preconceituoso e de análise superficial para um momento tão complexo como esse. Será que todos intelectuais e comunidade acadêmica que hoje clamam pela democracia tbem são os "miseráveis" que se beneficiam de programas sociais? Uma coisa tenho certeza que os deputados maranhenses Estão fazendo o que todos deveriam fazer: representar o seu eleitorado.

    ResponderExcluir
  8. O PT ja virou pó assim sendo o voto a favor da Dilma é um voto contra o Brasil.

    ResponderExcluir
  9. nem todo povo maranhense e vagabundo tem muita gente boa e honesta ai vem uns idiotas falar mal do maranhao e nordestino em primeiro lugar tem muita gente que nao aprova esse maldito governo e vamos cobrar nas urnas destes parlamentares pilantras em segundo lugar vc julgar um estado pelo seu índice eu posso muito bem dizer que rio de janeiro e sao paulo so tem criminoso e isso nao e correto. esse e p/ vc luis carlos silveira

    ResponderExcluir
  10. nem todo povo maranhense e vagabundo tem muita gente boa e honesta ai vem uns idiotas falar mal do maranhao e nordestino em primeiro lugar tem muita gente que nao aprova esse maldito governo e vamos cobrar nas urnas destes parlamentares pilantras em segundo lugar vc julgar um estado pelo seu índice eu posso muito bem dizer que rio de janeiro e sao paulo so tem criminoso. e isso nao e correto essa e p/ vc luis carlos silveira

    ResponderExcluir
  11. A Dilma é do Maranhão? Será que o Maranhão deu mais votos a ela do que São Paulo? Quem ganhou as eleições no Rio de Janeiro? Estrume tem em toda parte, inclusive no Facebook...

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.