About Me

BVO-news.jpg

CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR LIDANDO COM PSICOPATAS SEM SABER. 20 Sintomas do Perfil de um Psicopata



DE VIX E LIFEDER

Características de um psicopata

Júlia Bárány explica que existem algumas atitudes que ajudam a identificar casos de psicopatia entre parentes e amigos. No entanto, é importante ressaltar que apenas um profissional da psicologia ou psiquiatria pode diagnosticar esse transtorno de personalidade. É possível ainda que uma pessoa tenha as características abaixo apresentadas, mas não seja psicopata.


THINKSTOCK

Consegue dominar qualquer conversa e em seu discurso aparece um número grande de vezes as palavras como ‘eu’, ‘meu’ e ‘para mim’.

1- Loquacidade e charme superficial

Loquacidade envolve ter facilidade verbal, ser um conversador divertido. Essas pessoas têm respostas para tudo, muitas vezes engeniosos e inteligentes, e são capazes de contar histórias interessantes que envolvem os ouvintes.

Eles são charmosos, cortês e educada, nada tímidos e nunca tem medo de dizer o que pensam ou o que eles querem dizer. Eles parecem pessoas muito extrovertidas que normalmente caem bem aos outros.

Também podem ser ouvintes atentos; fingem ter empatia com a outra pessoa para que desenvolva confiança entre eles e torná-lo mais vulnerável, para que mais tarde possam manipulá-lo à vontade.

Tudo isso é nada mais do que uma máscara. Os psicopatas se apresentam a si mesmos muito bem, muito convincentes. Eles fazem os outros acreditam que eles têm muito conhecimento profundo em muitas áreas, quando uma análise mais detalhada da informação que fornecem faz ver que o seu conhecimento é apenas superficial. Normalmente eles impressionam as pessoas, oferecendo termos técnicos que o resto não conhece.

2- Sensação de uma grande auto-estima

Os psicopatas têm uma visão de si mesmos e das suas habilidades e valor muito inflado. Eles tendem a ser teimosos e arrogantes e acreditam que são superiores as outras pessoas. Eles são muito confiantes, arrogantes, não se consideram nunca fracassados socialmente e não se preocupam com a sua situação atual.

Eles dão a entender que, se eles têm problemas, as suas circunstâncias atuais são o resultado da má sorte ou eventos fora deles, que não podem controlar. Eles sublinham muito as habilidades que supostamente têm, mesmo se eles não podem provar. Eles parecem despreocupada com os contactos que tiveram com a justiça e não parecem acreditar que isto possa afectar negativamente o seu futuro.

3- A necessidade de estimulação constante e propensão ao tédio

Essas pessoas mostram necessidade excessiva e crônica para a estimulação nova e excitante, que os leva a tomar medidas arriscadas. As pessoas com este transtorno de personalidade tendem a ter baixa disciplina na realização de tarefas porque se cansam com facilidade.

Eles não conseguem durar muito tempo no mesmo emprego, por exemplo, ou terminar tarefas de rotina . Eles têm dificuldade em manter atenção em atividades monótonas ou não têm interesse para eles. Quando lhes perguntam, eles descrevem as atividades acadêmicas e outras atividades comuns como chatas e tediosas.

Os psicopatas argumentam essas costumes dizendo que gostam de aproveitar as oportunidades ou aceitar desafios. Na verdade, é muito mais do que isso; realmente sentem uma necessidade de correr riscos. Isto leva muitas dessas pessoas a usar medicamentos, especialmente aqueles que possuem um efeito estimulante.

THINKSTOCK

Revela publicamente e sem constrangimento fatos íntimos que outras pessoas lhe confidenciaram.

4- Mentira patológica

O grau de mentira patológica pode variar de moderada a alta. De maneira moderada, estes indivíduos são simplesmente astuto, inventivos com o que eles dizem; em forma extrema, eles são enganosos, fraudes, obscuros, manipuladores e sem escrúpulos.

As mentiras e enganos são uma parte essencial dos psicopatas e as interações com os outros. Além de fingir conhecimentos em muitas áreas, eles fazem promessas que não cumprem e as afirmações que contradizem o seu comportamento. Eles têm uma grande facilidade para mentir e uma ausência de culpa sobre isso.

Normalmente, produzem histórias mostrando grande confiança ao contar, de modo que o receptor normalmente não duvida sobre a sua veracidade. Além disso, quando se lhes descobre uma mentira, não mostram sintomas de vergonha; simplesmente reinventam a história ou adicionam elementos para fazer parecer mais credível.

5-Direção e manipulação

O uso do engano para manipular os outros é diferente do item anterior na lista porque atinge níveis excessivos de crueldade. Essas pessoas exploram as outras sem escrúpulos, com uma falta de preocupação e empatia pelos sentimentos e sofrimento das suas vítimas.

Os psicopatas manipulam as pessoas ao seu redor para obter lucro pessoal a qualquer preço. Às vezes, as estratégias de manipulação utilizadas são muito elaboradas; outras vezes, são bastante simples.

Os indivíduos sempre agem com muita imprudência e indiferença. Às vezes eles usam pseudônimos para manter o seu anonimato e para defraudar os outros mais facilmente. Eles têm uma visão das outras pessoas como se fossem demasiado crédulos e isso deu-lhes uma razão para enganar e manipular.

6- A falta de remorso ou culpa

As pessoas com transtorno de personalidade psicopático não tem sentimentos ou preocupação com as perdas, dor ou sofrimento das suas vítimas. Eles tendem a ser descuidados, não mostram paixão, a ser frios e nada empáticos. Eles mostram um total desrespeito pelas suas vítimas, citando como “seria insensato não explorar as fraquezas dos outros.”

Os psicopatas não parecem preocupados nem mostram interesse pelas conseqüências das suas ações ou pelos efeitos do seu comportamento sobre os outros. Às vezes, eles podem verbalizar sentimentos de culpa para tentar mostrar empatia, mas as suas ações não correspondem ao que eles dizem.

Se eles entram em contato com a justiça, muitas vezes, eles consideraram a sentença que tenha sido fornecida a eles é injusta ou desproporcionada, mostrando uma avaliação pouco realista da gravidade dos fatos e uma atribuição externa das suas ações.

7- A falta de profundidade de emoções

As pessoas com psicopatia sofrem uma pobreza de emoções e uma gama muito limitada de sentimentos. Eles podem mostrar a calidez, mas é apenas superficial; nas suas relações interpessoais eles são frios apesar de que apresentam sintomas abertos de sociabilidade. Mostram uma incapacidade de expressar emoções intensas e, quando expressam algum tipo de sentimento ou emoção, é dramaticamente e superficial.

Na escala emocional e sentimental de um psicopata não podemos encontrar muito mais além de ressentimento, raiva, auto-piedade estados emocionais superficiais, atitudes vaidosas e grandiosidade, um ressentimento emburrado e indignação. Em muitos casos, essas pessoas são muito difíceis de descrever o que sentem.
8-Insensibilidade e falta de empatia

Este artigo descreve uma falta geral de sentimentos para com as pessoas e uma atitude fria, insolente, irreverente e falta de tato para com eles. Estes indivíduos parecem completamente incapazes de assumir o lugar dos outros e imaginar o sofrimento das suas manipulações e mentiras. Se alguma vez conseguem apreciar o que os outros sofrem por sua culpa nunca é uma apreciação emocional, mas puramente lógica, intelectual.

Os psicopatas são egoístas e desdenhosos. O desprezo que sentem para com os outros leva-os a se descrevem como “solitário”, “pessoas seletivas”.

THINKSTOCK

Quer ser sempre o centro das atenções.

9- Estilo de vida parásito

A psicopatia leva essas pessoas a depender dos outros intencionalmente, manipuladora, egoístas e exploradores. Esta dependência é causada por uma falta de motivação, uma disciplina muito baixo e incapacidade de assumir a responsabilidade.

Podem usar ameaças para seguir financeiramente dependente da sua família ou conhecidos, ou podem tentar parecer vítimas e pessoas dignas de apoio e ajuda.

Essas pessoas irão usar qualquer desculpa para não ter de trabalhar e ganhar dinheiro por si próprios. O uso dos outro para sustentar e sobreviver é um padrão persistente na sua vida, não é o resultado de circunstâncias que podem estar ocorrendo no momento.

10- Déficits no controle emocional

Os psicopatas mostram muitas expressões de irritabilidade, aborrecimento, impaciência, agressão e abuso verbal: não conseguem controlar adequadamente a raiva e fúria.

Eles se incomodam com facilidade e por questões que não merecem importância e são inadequados no contexto. As suas explosões de raiva são muitas vezes breves e são afetadas negativamente pelo álcool.

11- Comportamento sexual promíscuo

As relações das pessoas com este transtorno são caracterizados por ser curtos, numerosos, simultâneos, casuais, informais e indiscriminados. Eles geralmente têm um histórico de tentativas de forçar alguém a fazer sexo com eles e estão visivelmente orgulhosos das suas conquistas sexuais.

12-Problemas comportamentais precoces

Muitas vezes, os psicopatas já demonstraram uma variedade de comportamentos disfuncionais antes dos treze anos de idade, tais como roubo, mentiras, vandalismo, intimidação, atividade sexual precoce, incêndios, abuso de álcool ou fuga de casa. Todos estes comportamentos muitas vezes levam à expulsão da escola ou faculdade e podem envolver problemas com a polícia.

13- Falta de metas realistas de longo prazo

A incapacidade ou fracasso persistente para desenvolver e executar planos de longo prazo é outra característica desses indivíduos. A sua existência é muitas vezes nômade, sem sentido ou propósito nas suas vidas.

Eles não se preocupam com o futuro ou pensam sériamente; vivem dia a dia e, embora possam expressar intenção ou desejo de obter um trabalho importante, não fazem nada para consegui-lo. Todos os seus objetivos descrevem metas de curto prazo.

14- Impulsividade

O comportamento dos psicopatas geralmente não são premeditados, são muito pouco planejados. Eles têm sérias dificuldades para resistir à tentação, superar suas frustrações e impulsos do momento.

Muitas vezes, eles agem de forma espontânea, sem considerar os prós e contras do que eles querem fazer ou as consequências que trarão a eles ou outros. Muitas vezes, vão mudar os seus planos, e vão deixar o seu parceiro ou deixar o seu trabalho de repente e sem explicação.

THINKSTOCK


Desrespeita as regras do convívio social e rituais sociais de relacionamento.

15- Irresponsabilidade

Este artigo é caracterizado por um fracasso repetido no cumprimento das obrigações e responsabilidades , como não pagar contas, faltar à escola ou ao trabalho ou não cumprir as promessas. O comportamento irresponsável dos psicopatas podem colocar outros em risco (por exemplo. Conduzir sob a influência de álcool).

16- A incapacidade de aceitar a responsabilidade pelas suas ações

Estas pessoas tendem a ter sempre uma desculpa para explicar o seu comportamento. Eles negam as suas responsabilidades e atribuem coisas que acontecem a causas externas (a sociedade, a família, o sistema legal …).

17- Várias relações breves

Dada a sua incapacidade de manter metas de longo prazo, os psicopatas muitas vezes têm relações com falta de compromiso, refletida em uma quantidade considerável deles. As relações interpessoais e românticas são inconsistentes e de curto prazo (menos de um ano).

18- Delinquência Juvenil 

Muitas vezes, os psicopatas têm tido problemas com a lei antes dos 18 anos, quase sempre envolvendo comportamentos de exploração, manipulação e crueldade.

19- A revogação da liberdade condicional

Às vezes, essas pessoas têm anulada a liberdade condicional pelas autoridades por não manter as condições como cometer ilegalidades ou violações técnicas.

20- Versatilidade criminosa

Finalmente, os psicopatas podem ter uma carreira criminosa variada, incluindo encargos ou condenações por vários tipos de crime, tais como: roubo, assalto à mão armada, crimes relacionados a drogas, assalto, crimes sexuais, negligência criminosa e fraude. Eles em geral estão orgulhosos de ter cometido crimes sem ser descobertos.


THINKSTOCK

É extremamente educado quando lhe convém.

THINKSTOCK

Costuma fazer-se de vítima contando a história de sua vida e de como tudo sempre o fez mal.

Psicopatas não são apenas personagens de filmes ou assassinos atrás das grades. A grande maioria vive em sociedade e dificilmente deixa transparecer seu transtorno de personalidade. Entenda a seguir o que é a psicopatia e quais são as características do psicopata.

Psicopatia: o que é?

A psicopatia é um transtorno de personalidade que, segundo estudos, acomete cerca de 3% da população mundial, atingindo mais homens que mulheres. Segundo a psicanalista Júlia Bárány, a psicopatia é um estado no qual existe excesso de razão e ausência de emoção. Muitas vezes o indivíduo que tem a psicopatia simula emoções que não sente verdadeiramente com algum objetivo próprio.

Causas

THINKSTOCK

O funcionamento alterado de uma área específica do cérebro impede as emoções em pessoas com psicopatia.

A psicanalista Júlia Bárány, formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa, explica que não se sabe exatamente qual é a causa da psicopatia. Sabe-se que o psicopata tem uma anomalia no funcionamento de uma área específica do cérebro, o córtex orbitofrontal. "Esta região é responsável por levar as emoções ao resto do cérebro e no psicopata ela se apresenta quase sem atividade", conta.

É possível que exista uma causa genética, uma vez que é comum que existam parentes, não necessariamente pai e mãe, com o mesma transtorno. Outro fato conhecido é que a psicopatia não é causada por traumas ou eventos ao longo da vida, mas determinada desde o nascimento.

Psicopatia X Psicose

É comum que se confunda o psicopata, que tem uma psicopatia, com o psicótico, que tem psicose. Júlia explica que são duas alterações diferentes. "A psicose é uma doença mental que inclui problemas no contato com a realidade, distorções, alucinações e manias. Já a psicopatia é um distúrbio de personalidade que não tem problema algum na relação com a realidade, ele não alucina, pelo contrário, domina muito bem a realidade e tem controle excessivo dela", explica.

Personalidade do psicopata
Autopercepção do psicopata

Segundo a psicanalista, um psicopata sabe que é diferente, pois se sente superior aos outros. Pessoas que tem esse transtorno de personalidade convivem com um grande vazio interior. Por serem incapazes de sentir emoções, buscam prazer no sofrimento do outro.

Relacionamentos

A psicanalista Júlia explica que o psicopata na sociedade não necessariamente é um criminoso, mas o transtorno impõe que ele prejudique outras pessoas de forma emocional, psicológica, social, financeira ou profissional. "Quanto mais culta e bem educada é a pessoa com psicopatia, mais sofisticadas são suas manobras". Por isso muitas pessoas acreditam que existem diferentes níveis de psicopatia, mas o que há na verdade são níveis de requinte em suas ações.

A especialista explica que um psicopata pode ter uma vida aparentemente "normal", fingindo ser o que não é, usando diversas máscaras de acordo com o ambiente em que está inserido e seus objetivos nesse local. "Tanto é que diferentes pessoas podem ter imagens totalmente diferentes de um psicopata".

Como é extremamente inteligente, a pessoa com o transtorno de personalidade consegue tirar vantagem em quase todas as ocasiões, entrando em cena para localizar alvos interessantes para manipular e servir aos seus propósitos, relacionados com poder, controle ou mesmo sexo.

Como são incapazes de sentir emoções, procuram prazer na tortura física, psicológica e emocional de suas vítimas, por isso, é comum que o psicopata leve suas relações até a destruição. Em consequência, ele muda constantemente de ambiente e de parceiro amoroso, a não ser que manter um lhe seja vantajoso de alguma forma. Mesmo assim, a psicopatia impede que haja contentamento com um único parceiro sexual.

Tendência ao crime

Segundo Júlia, psicopatas têm propensão ao crime se essa for a melhor saída para obter oque ele desejar sem ser descoberto. "A polícia sabe se um crime é cometido por psicopata ou não pela presença ou ausência de pistas. Um criminoso comum deixa pistas porque inconscientemente se culpa pelo erro cometido e busca a punição, o psicopata jamais faria isso, porque para ele não existe culpa ou erro, o outro é um objeto", explica.

A psicanalista conta ainda que, em algumas culturas o psicopata criminoso é isolado em presídios específicos, pois ele pode influenciar outros presos, impedindo que eles se recuperem.


Postar um comentário

0 Comentários