About Me

BVO-news.jpg

O GENOCÍDIO DOS ÍNDIOS BRASILEIROS

José Ribamar, da tribo indígena Gamela do Brasil, é retratado ao lado de sua filha em um hospital depois de ter sido ferido em uma disputa por terra no norte do Brasil, em São Luís, no estado do Maranhão.
LUNAE PARRACHO / REUTERS


THE NEW YORK TIMES - No dia 30 de abril, um grupo de fazendeiros armados com rifles e machetes atacou um assentamento de cerca de 400 famílias da tribo Gamela, no estado do Maranhão, no Nordeste do Brasil. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário, um grupo de defesa, 22 índios foram feridos, incluindo três crianças. Muitos foram baleados nas costas ou tiveram os pulsos cortados.

Logo após o ataque, o Ministério da Justiça anunciou em seu site que investigaria "o incidente entre pequenos agricultores e supostos povos indígenas". (Minutos depois, a palavra "suposto" foi removida).

Isso não deveria ter sido uma surpresa. Foi o terceiro ataque registrado contra o povo Gamela em três anos e parte de uma tendência de assaltos contra indígenas brasileiros. Toda semana parece trazer notícias de uma nova atrocidade cometida contra povos indígenas em alguma parte remota do país. Mas nada parece chocar nossa sociedade mais. Nem mesmo quando, há algumas semanas, um menino de 1 ano da tribo Manchineri foi baleado na cabeça.

Esses ataques são parte de um padrão maior de abuso, marginalização e negligência. Desde 2007, 833 índios foram assassinados e 351 se suicidaram, de acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena - taxas muito acima da média nacional. Entre as crianças, a taxa de mortalidade é duas vezes maior do que no restante da população brasileira.


De acordo com o censo, existem cerca de 900.000 índios que ficaram do total estimado entre três e cinco milhões que habitaram o país quando os colonos portugueses chegaram em 1500. As doenças importadas da Europa destruíram milhões durante o primeiro século de contato. Mais tarde os índios foram escravizados em plantações. Mas o genocídio não terminou então. Ao longo do século passado, dezenas de milhares de indígenas foram vítimas de estupro, tortura e assassinato em massa, perpetrados com a ajuda de uma agência governamental, o Serviço de Proteção à Índia. Algumas tribos foram completamente eliminadas. Hoje, apenas 12,5% da terra brasileira permanece na posse de povos indígenas.


A história do Guarani-Kaiowa, do estado ocidental de Mato Grosso do Sul, é típica dos ensaios enfrentados pelos grupos indígenas. O Guarani-Kaiowa foi expelido primeiramente de suas terras ancestrais nos 1940s atrasados, quando o governo concedeu a proprietários dos fazendeiros e dos rancheiros à área. Eles então se mudaram para reservas superlotadas e acampamentos na estrada.


A situação da tribo parecia melhorar em 1988, quando o Brasil adotou uma nova Constituição que reconhecia os direitos dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupavam. O governo deveria demarcar esses territórios dentro de cinco anos da promulgação da Constituição. Demorou mais do que o esperado: a identificação e demarcação da terra do Guarani-Kaiowa começou em 1999 e foi concluída em 2005. Eles retornaram ao seu território - mas apenas brevemente. Meses depois, após uma petição de fazendeiros locais, um juiz federal suspendeu o decreto que teria demarcado oficialmente suas terras. Mais uma vez, a tribo foi despejada.


Em agosto de 2015, alguns dos Guarani-Kaiowa decidiram reocupar parte de seu território. Eles acampavam em terras pertencentes a fazendeiros. Os proprietários de terras tinham outros planos: Segundo relatos, eles contrataram milícias armadas para tentar expulsar a tribo. Semião Vilhalva, um líder tribal, foi baleado e morto. Houve relatos de tortura, estupro e rapto de crianças. Menos de um ano depois, outro ataque matou um líder Guarani-Kaiowa e nove pessoas foram baleadas. Cinco agricultores locais foram detidos por participar do ataque, mas foram libertados depois de alguns meses.

Os povos indígenas que não são mortos ou abduzidos enfrentam outro desafio: ser apagados. Como muitos deles foram empurrados para os arredores de cidades e vilas e forçados a adotar novos hábitos (como usar jeans, andar de moto e usar celulares), eles também têm que enfrentar o estigma de serem chamados de "índios falsos". O ataque no Maranhão no mês passado, um congressista chamou publicamente as vítimas de "pseudo-indígenas".

Após o assassinato de Vilhalva, líder tribal guarani-kaiowa, Amerigo Incalaterra, representante dos direitos humanos da ONU para a América do Sul, instou o governo a proteger os direitos dos povos indígenas, incluindo seu direito à terra. O governo brasileiro atrasou a demarcação de terras tribais e permitiu que os povos indígenas sofressem violência por causa de conflitos com proprietários de terras, disse ele. Incalaterra pediu às autoridades "para impedir os despejos das comunidades Guarani-Kaiowa e para completar com urgência o processo de demarcação de suas terras".

Isso parece cada vez menos provável. Cerca de metade do Congresso do Brasil está ligada ao grupo rural. O governo do presidente Michel Temer está tão enredado com o lobby rural que acaba de nomear Osmar Serraglio, um membro proeminente da caucus do agronegócio, como ministro da Justiça. Temer também nomeou um general militar como o chefe interino da Fundação Nacional do Índio, apesar de protestos vigorosos das comunidades nativas. No começo deste mês, uma comissão parlamentar criada e formada por membros do caucus rural publicou um relatório condenando as atividades de "supostos" povos indígenas, uma dúzia de antropólogos, alguns advogados do estado e membros de organizações de direitos indígenas, incluindo os Indígenas Conselho Missionário.


A menos que haja um protesto público em defesa dos povos indígenas do Brasil, eles continuarão morrendo - cortados de suas terras, oficialmente silenciados, assassinados, devastados pela desnutrição e doenças - eo genocídio será concluído.


Vanessa Barbara, escritora de opinião, é autora de dois romances e dois livros de não-ficção em português.




Postar um comentário

0 Comentários