Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. O que esperamos da Justiça? - Por Elder Pereira ~ Verdades Ocultas

sábado, 25 de março de 2017

O que esperamos da Justiça? - Por Elder Pereira

Postado por: Elder Pereira - 09:10:00

Compartilhar

& Curtir



Inicio este breve artigo, com uma citação maravilhosa do eterno José Saramago, escritor português, numa carta lida no encerramento do II Fórum Social Mundial e que muito tem a ver com a pergunta do título:

"Suponho ter sido esta a única vez que, em qualquer parte do mundo, um sino, uma campânula de bronze inerte, depois de tanto haver dobrado pela morte de seres humanos, chorou a morte da Justiça. Nunca mais tornou a ouvir-se aquele fúnebre dobre da aldeia de Florença, mas a Justiça continuou e continua a morrer todos os dias. Agora mesmo, neste instante em que vos falo, longe ou aqui ao lado, à porta da nossa casa, alguém a está matando. De cada vez que morre, é como se afinal nunca tivesse existido para aqueles que nela tinham confiado, para aqueles que dela esperavam o que da Justiça todos temos o direito de esperar: justiça, simplesmente justiça. Não a que se envolve em túnicas de teatro e nos confunde com flores de vã retórica judicialista, não a que permitiu que lhe vendassem os olhos e viciassem os pesos da balança, não a da espada que sempre corta mais para um lado que para o outro, mas uma justiça pedestre, uma justiça companheira quotidiana dos homens, uma justiça para quem o justo seria o mais exato e rigoroso sinônimo do ético, uma justiça que chegasse a ser tão indispensável à felicidade do espírito como indispensável à vida é o alimento do corpo. Uma justiça exercida pelos tribunais, sem dúvida, sempre que a isso os determinasse a lei, mas também, e sobretudo, uma justiça que fosse a emanação espontânea da própria sociedade em ação, uma justiça em que se manifestasse, como um iniludível imperativo moral, o respeito pelo direito a ser que a cada ser humano assiste."

Palavras sábias e corajosas do escritor José Saramago que não encontramos ressonância nos dias atuais, mesmo nos operadores do Direito, mais ferrenhos e críticos contumaz do nosso sistema judiciário.

A culpa é do sistema? Das leis? Não penso assim e, desde já, respeito as opiniões contrárias ao que for escrito aqui.

Ouvi uma vez de um Desembargador cearense, o qual tive o prazer de trabalharmos juntos por anos que a "Lei é linda e nasceu para servir os homens". Concordo in totum com tal afirmação mas ficou a indagação: porque então a justiça não funciona como deveria funcionar?

O que esperamos da justiça é uma pergunta óbvia e intermitente em todas as camadas sociais deste país, principalmente aquelas camadas menos aquinhoadas que na verdade é a que mais sofre com a falta de uma justiça ágil e determinante.

Processos se arrastam por anos a fio, os prazos processuais só existem para os advogados que, uma vez descumpridos, os processos patrocinados são extintos e arquivados sumariamente como se o profissional fosse negligente e omisso. Quem lida com isso sabe muito bem do que estou falando.

Esperamos sim, uma justiça célere, dentro do razoável mas, eficiente e com a força necessária para executar os seus julgados. O Brasileiro não aguenta mais bater nas portas do Judiciário e não encontrar eco para seus anseios. O Brasileiro não aguenta mais ser ignorado pelo Judiciário em suas demandas judiciais.

Esperamos sim, uma justiça que não haja como uma ditadura, onde a palavra final de um Magistrado não possa ser contestada, como se fosse uma verdade absoluta e incontestável. O Juiz é um ser humano, também passível de erros e contradições e até mesmo de obscuridade, porque não? Isso não faz do Magistrado um tendencioso. Reformar uma sentença é algo raro...

Laborei por anos no Poder Judiciário e pude ver e conhecer todas as mazelas que circunda esse poder, não são poucas e isso não é culpa da lei mas sim de todos os operadores, do mais graduado ao mais simples que em pleno século XXI ainda se agarram a burocracia exacerbada para conduzirem os feitos judiciais que chegam às suas mãos.

Tudo isso contribui para a morosidade do judiciário e, consequentemente para a lentidão dos processos, tendo como resultado final a injustiça para todos que necessitam do judiciário para consagrarem seus direitos.

Temos leis demais e poucas são cumpridas ou respeitadas, este é o problema.

Por Elder Pereira

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Elder Pereira

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com