About Me

BVO-news.jpg

FORA TEMER FOI ESTRONDOSO NO CONCERTO COMEMORATIVO DOS 50 ANOS DO TCA EM SALVADOR/BA



BN - Durante as comemorações aos 50 anos do TCA o público puxou um “Fora Temer” que ecoou por quase um minuto. No momento, Osba e Neojiba dividiam o palco enquanto Jackson Costa finalizava a apresentação suspenso em uma estrutura acima do palco. Foi possível ver o ator engrossando o coro com o punho em riste. O fato aconteceu momentos antes de Gilberto Gil subir ao palco.

Concha lota para receber concerto comemorativo dos 50 anos do TCA
Osba e Saulo abrem show de 50 anos do TCA que tem Gil como convidado especial e um ecoante FORA TEMER!

CORREIO - Neste sábado (4), a Concha Acústica faz uma noite de festa para celebrar os 50 anos do Teatro Castro Alves, complexo cultural mais vibrante da capital baiana. Já no final da tarde, o público começou a chegar para assistir ao concerto em que a Orquestra Sinfônica da Bahia e o Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia homenageiam Gilberto Gil. Além do homenageado, participam da festa Saulo (que foi o primeiro convidado que subiu ao palco, cantando Caymmi), Baby do Brasil e Filhos de Gandhy.

(Fotos: Verena Paranhos/CORREIO)


"Foram quatro dias de ensaio, dois dias duplos, num momento emque os artistas estavam muito cansados depois do Carnaval, mas todos com muita alma para colaborar, cientes de que a gente está passando por um momento mágico, histórico", comentou o maestro da Osba Carlos Prazeres, regente do concerto.

A aposentada Neima Oliveira era uma das que aguardavam com ansiedade a apresentação. Sentada na primeira fila, ela acredita que sua própria história está ligada com a do centro cultural. "Estive presente no primeiro concerto da Concha Acústica, em 1958. Tinha apenas quatro anos e vim com a família. Sempre freqüentei todos os espaços do teatro, mas a Concha sempre foi meu favorito, porque é onde a gente pode ficar em pé, dançar e acompanhar de pertinho", disse a aposentada.

A expectativa também era grande para quem, apesar da pouca idade, iria se apresentar no celeiro das artes baianas. "É o pólo de arte da cidade, onde todos os artistas querem estar. Tem uma energia especial que consagra", disse Airã Saulo, de 23 anos, que há 9 toca viola no Neojiba. 

Conexões

Os artistas que participarão das comemorações dos 50 anos do TCA no show de hoje na Concha têm uma relação especial com o complexo cultural. O afoxé Filhos de Gandhy, por exemplo, fez uma apresentação histórica ali no início dos anos 1990, pouco antes de o teatro ser fechado para reforma.

Saulo já se apresentou com a Osba - que também integra o TCA - no Parque da Cidade durante as comemorações do centenário de nascimento de Dorival Caymmi (1914-2008) e agora reedita a parceria. Gil também já fez uma turnê com a Osba, o Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo, em 2012, para celebrar seus 70 anos de vida.

E Baby também voltará a encontrar a Orquestra, com quem já se apresentou no Carnaval de 2014, quando cantou Brasileirinho, canção que deve ser repetida na Concha. A canção A Brisa e Eu, de Johnny Alf, também será interpretada por Baby, com um arranjo especial.

*Colaborou Roberto Midlej



Postar um comentário

0 Comentários