Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. Com Temer, crédito tem maior queda da história ~ Verdades Ocultas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Com Temer, crédito tem maior queda da história

Postado por: Fátima Miranda - 08:38:00

Compartilhar

& Curtir


BRASÍLIA (Reuters) - O estoque total de crédito no Brasil caiu 3,5 por cento em 2016, a 3,107 trilhões de reais, pior resultado anual e o primeiro no vermelho na série histórica para saldos iniciada pelo Banco Central em março de 2007, num reflexo da forte recessão econômica e da deterioração do mercado de trabalho.

O resultado divulgado nesta quinta-feira veio pior que a expectativa do BC de uma retração de 3 por cento, divulgada no mês passado.

"A contração do crédito em 2016 refletiu a retração da atividade econômica e seus impactos na demanda de consumo e investimento, e o aumento da percepção de risco do sistema financeiro. Destacou-se a redução na carteira de pessoas jurídicas, que repercutiu, adicionalmente, o efeito de expressivas liquidações de contratos de grandes empresas", avaliou o BC em nota.

Apesar de o BC ter iniciado o ciclo de redução dos juros básicos em outubro, o ano de 2016 foi também marcado pelo encarecimento dos financiamentos e aumento da inadimplência e dos spreads bancários.

Considerando apenas o segmento de recursos livres, em que as taxas são definidas livremente pelas instituições financeiras, houve elevação de 4,7 pontos percentuais nos juros médios no ano, a 52,0 por cento em dezembro.

Por sua vez, o spread, que mede a diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos ao consumidor final, subiu 8,1 pontos em 2016, a 40,2 pontos percentuais. Já a inadimplência cresceu 0,4 ponto, a 5,7 por cento.

Na comparação mensal, entretanto, todos esses indicadores apresentaram melhoria, já sob o efeito das duas reduções na Selic, de 0,25 ponto cada, que foram feitas no ano. Entre novembro e dezembro, os juros médios no segmento de recursos livres caíram 2 pontos percentuais. O spread recuou 1,7 ponto percentual e a inadimplência, 0,1 ponto.

Em dezembro, o estoque de crédito também apresentou modesto crescimento de 0,1 por cento sobre sobre o mês anterior.

Em 2017, para o qual o governo espera uma recuperação econômica após dois anos de profunda retração na atividade, o BC vê o estoque total de crédito subindo 2 por cento.

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com