About Me

BVO-news.jpg

Evo Morales chega ao México onde vai receber asilo político como refugiado por questões humanitárias

Segundo informações obtidas pelo diretor da Fórum, Renato Rovai, junto a dirigentes do Movimiento al Socialismo (MAS), na noite anterior, a Forca Especial de Luta contra o Narcotráfico, que é treinada por agentes do Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, estaria armando emboscada para assassinar Evo


Evo Morales desembarca no México após viajar em avião das Forças Armadas (Reprodução)

FORUM - Após renunciar ao mandato para evitar um banho de sangue na Bolívia e ser caçado por opositores, Evo Morales desembarcou na madrugada desta terça-feira (12) no México, após viajar a bordo de um avião da Força Aérea mexicana.

De acordo com o governo mexicano, Morales poderá fazer a solicitação à Coordenadoria-Geral da Comissão Mexicana de Ajuda aos Refugiados (Comar), que emitirá uma resolução em até 45 dias.

A Secretaria do Interior ressaltou que a Secretaria das Relações Exteriores para já determinou a concessão do asilo político a Evo Morales. “A política de refúgio do governo do México é invariável e apegada aos princípios constitucionais e por razões humanitárias”, informou, em nota.

Segundo informações obtidas pelo diretor da Fórum, Renato Rovai, junto a dirigentes do Movimiento al Socialismo (MAS), a decisão de Evo deixar a Bolívia não foi pessoal.

Na noite anterior, a Forca Especial de Luta contra o Narcotráfico, que é treinada por agentes do Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos, estaria armando uma emboscada para assassinar Evo.

A bordo

Pelo Twitter, Marcelo Ebrard, ministro de Relações Exteriores do México informou sobre o momento do embarque de Morales na aeronave mexicana. Evo aparece com uma bandeira do México.

“O avião da Força Aérea Mexicana já decolou com Evo Morales a bordo. De acordo com as convenções internacionais atuais, está sob a proteção do México. Sua vida e integridade são seguras”, tuitou Ebrard.


Também pelo Twitter, Evo Morales se despediu do povo boliviano, dizendo que voltará com mais “força e energia”.
“Irmãs e irmãos, deixo para o México, gratos pelo destacamento do governo daquela cidade irmã que nos deu asilo para cuidar de nossas vidas. Dói sair do país por razões políticas, mas sempre estarei pendente. Em breve voltarei com mais força e energia”.

Postar um comentário

0 Comentários