A Anvisa convocou a diretoria colegiada para dialogar na próxima terça (11), a abertura de consulta pública sobre o cultivo de cannabis para fins medicinais e científicos no Brasil; as pessoas que participarem da consulta, caso seja implementada, discutirão requisitos técnicos e administrativos para o plantio
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) convocou a diretoria colegiada para dialogar na próxima terça (11), sobre a possível abertura de consulta pública sobre o cultivo de cannabis para fins medicinais e científicos no Brasil. As pessoas que participarem da consulta, caso seja implementada, discutirão requisitos técnicos e administrativos para o plantio. Segundo a coluna Painel, outra proposta a ser debatida diz respeito a procedimentos para registro e monitoramento de medicamentos à base de cannabis, seus derivados e análogos sintéticos. É o primeiro passo para a regularização da produção da planta no País.
O ex-presidente da Anvisa Jarbas Barbosa havia prometido ao setor uma consulta com a proposta de regulação, mas terminou seu mandato, em 2018, sem lançá-la.
Pacientes brasileiros que precisam de canabidiol, substância extraída da maconha para uso terapêutico, têm acesso ao medicamento somente por meio de importação. O processo custa caro e precisa ser autorizado pela agência anualmente.
Em 2018, a Anvisa contabilizou 2.371 novos pedidos de licença para importação da substância e 1.242 revalidações. No primeiro trimestre deste ano, o órgão permitiu que 885 brasileiros passassem a importar o canabidiol.
Fonte: brasil247
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.