247, com Agência Brasil - O ministro Ricardo Lewandowski pediu vista nesta sexta-feira 14 no julgamento de um recurso que pedia a liberdade do ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal. A maioria dos ministros já votou contra o recurso, em um placar de 7 a 1.
O julgamento era realizado em ambiente virtual - quando os ministros do STF podem decidir remotamente sobre uma questão que trate de temas com jurisprudência já consolidada - mas com o pedido de Lewandowski, o caso será retirado do plenário virtual e terá de ser julgado presencialmente no plenário físico. Quem decidirá a data do julgamento é o novo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que tomou posse nesta quinta 13.
O recurso protocolado pela defesa do ex-presidente Lula é contra a decisão do plenário da Corte que negou um habeas corpus antes de ele ser preso, em abril.
Já votaram sobre a questão os ministros Edson Fachin, relator, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Rosa Weber. O período da votação eletrônica será encerrado às 23h59.
Lula está preso desde 7 de abril na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre pena de 12 anos e um mês imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do triplex no Guarujá, em São Paulo.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.