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BBC REVELA COMO PERFIS FALSOS NAS REDES MANIPULAM ELEIÇÕES NO BRASIL




A BBC Brasil publicou uma grande reportagem, nesta sexta-feira (8), em que confirma o funcionamento de perfis fakes que foram e são usados por empresa com base no Rio de Janeiro para manipular opinião pública nas redes sociais; como enfatiza o professor do Instituto de Internet da Oxford, Philip Howard, os ciborgues ou robôs são "um perigo para a democracia"; "Democracias funcionam bem quando há informação correta circulando nas redes sociais", enfatiza o professor à reportagem da BBC


Portal Vermelho - A BBC Brasil publicou uma grande reportagem, nesta sexta-feira (8), em que confirma o funcionamento de perfis fakes que foram e são usados por empresa com base no Rio de Janeiro para manipular opinião pública nas redes sociais.

Apesar da resportagem se restingir ao processo eleitoral de 2014, podemos afirmar que o mesmo modelo de manipulação foi utilizado apra insulflar as manifestações que deram cabo do golpe contra o mandanto da presidenta Dilma Rousseff, em 2016.

Como enfatiza o professor do Instituto de Internet da Oxford, Philip Howard, os ciborgues ou robôs são "um perigo para a democracia". "Democracias funcionam bem quando há informação correta circulando nas redes sociais", enfatiza o professor à reportagem da BBC.

Confira um trecho da reportagem:

São sete da manhã e um rapaz de 18 anos liga o computador em sua casa em Vitória, no Espírito Santo, e dá início à sua rotina de trabalho. Atualiza o status de um dos perfis que mantém no Facebook: "Alguém tem um filme para recomendar?", pergunta. Abre outro perfil na mesma rede. "Só queria dormir a tarde inteira", escreve. Um terceiro perfil: "Estou com muita fome". Ele intercala esses textos com outros em que apoia políticos brasileiros.

Esses perfis não tinham sua foto ou nome verdadeiros, assim como os outros 17 que ele disse controlar no Facebook e no Twitter em troca de R$ 1,2 mil por mês. Eram, segundo afirma, perfis falsos com fotos roubadas, nomes e cotidianos inventados. O jovem relatou à BBC Brasil que esses perfis foram usados ativamente para influenciar o debate político durante as eleições de 2014.

As evidências reunidas por uma investigação da BBC Brasil ao longo de três meses sugerem que uma espécie de exército virtual de fakes foi usado por uma empresa com base no Rio de Janeiro para manipular a opinião pública, principalmente, no pleito de 2014.

A estratégia de manipulação eleitoral e da opinião pública nas redes sociais seria similar à usada por russos nas eleições americanas, e já existiria no Brasil ao menos desde 2012. A reportagem identificou também um caso recente, ativo até novembro de 2017, de suposto uso da estratégia para beneficiar uma deputada federal do Rio.

A reportagem entrevistou quatro pessoas que dizem ser ex-funcionários da empresa, reuniu vasto material com o histórico da atividade online de mais de 100 supostos fakes e identificou 13 políticos que teriam se beneficiado da atividade. Não há evidências de que os políticos soubessem que perfis falsos estavam sendo usados.

Com ajuda de especialistas, a BBC Brasil identificou como os perfis se interligavam e seus padrões típicos de comportamento. Seriam o que pesquisadores começam a identificar agora como ciborgues, uma evolução dos já conhecidos robôs ou bots, uma mistura entre pessoas reais e "máquinas" com rastros de atividade mais difíceis de serem detectados por computador devido ao comportamento mais parecido com o de humanos.

Parte desses perfis já vinha sendo pesquisada pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenado pelo pesquisador Fábio Malini.


Fonte: brasil247

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