247 - Depois de conversarem com a ministra do Supremo Tribuna Federal (STF), Cármen Lúcia, ministros da Corte preveem que ela vai homologar até terçafeira (31) o acordo de delação premiada da Odebrecht - o acordo de colaboração de 77 ex-executivos da empresa é tido como o mais importante da Operação Lava Jato. Ainda existem dúvidas sobre a escolha do novo relator da Lava Jato – se o sorteio será feito apenas entre os integrantes da 2ª Turma ou entre todos os ministros do tribunal.
O STF encerrou na sexta (27) a fase de depoimento dos delatores. Nesta etapa, eles confirmaram que entregaram informações ao Ministério Público Federal por livre e espontânea vontade. De acordo com apurações da Folha, nenhum dos ministro se colocou posicionou de forma taxativa contra medida.
Ministros estariam avaliando que Carmén Lúcia tem respaldo regimental, principalmente, após o pedido de urgência feito pelo procuradorgeral da República, Rodrigo Janot, em relação ao caso. A iniciativa de Janot impulsionou a possibilidade de a decisão ser tomada pela presidente do STF como plantonista no recesso do Judiciário, que acaba na terça.
Se Carmén Lúcia não homologar as delações até este dia, a decisão fica nas mãos do novo relator da Lava Jato, que será escolhido após a morte do agora ex-ministro Teori Zavascki. Ele morreu no dia 17, vítima da queda de um avião em Paraty, litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.