About Me

BVO-news.jpg

Visita em escolas ocupadas em Uberlândia: Parabéns aos alunos; repúdio à criminalização da luta pela educação



De Dep. Rogerio Correia



Estive neste sábado (5), na cidade de Uberlândia, em missão oficial da Comissão de #Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG). Com o Professor Neivaldo, Secretário de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, visitamos escolas ocupadas por estudantes que estão lutando contra o governo golpista que impõe acabar com a educação e saúde através da PEC 55 e da MP 746. Os estudantes estão bem organizados, exercendo a democracia de modo pacífica e bem tranquila, usando a escola de acordo as suas funções: aulas especiais, trocas de experiências, trabalho coletivo e divisão de tarefas. Ouvi dos alunos sobre o grande aprendizado que estão obtendo durante a ocupação. Presenciei também debates bem organizados entre os alunos e assembleia de professores.

Todos já sabem do iminente risco de perdas de direitos e o que não pode acontecer é a repressão ao movimento. O promotor da cidade, Jadir Cirqueira de Souza, em carta que publicamos ao final, tenta jogar uns contra os outros e criminalizar as ocupações . O promotor ainda impede a entrada de advogados nas escolas e chamou os alunos até mesmo de vândalos, sendo que os estudantes, de forma equilibrada, estão mais preocupados em garantir qualidade e ampliação nas políticas públicas.

Tentar jogar lenha na fogueira não é papel do Ministério Público. Em reunião na última terça-feira (1), na Procuradoria-Geral de Justiça, o próprio Procurador-Geral, Dr. Carlos André Mariani Bittencourt, afirmou que agora tem que encaminhar soluções, e não ameaças. Se o promotor Jadir continuar agindo de maneira hostil, vamos entrar no Conselho do Ministério Público contra ele. As ações deste promotor não correspondem ao papel do Ministério Público.

Não podemos mais aceitar repressão e perseguições como ocorreu em Unaí com a professora Mirtes, presa por dois policiais militares por estar apoiando uma ocupação. Em Uberlândia, o promotor Jadir ainda pede o afastamento de Jakes do cargo de Superintendente de Ensino da SRE da cidade. Chega de perseguição!


Parabenizo os jovens pela conscientização que estão tendo, lutando por educação pública de qualidade da creche até a universidade. Parabenizo também pelo clima de paz e organização nas ocupações. Peço muita tranquilidade para todos. Irei conversar com a Polícia Militar e com o secretário de segurança pública para que tudo permaneça em paz.

Rogério Correia - Dep Estadual - PT

Postar um comentário

0 Comentários