About Me

BVO-news.jpg

"Minha filha é uma guerreira" diz pai de Ana Julia que calou deputados paranaenses em discurso histórico

Para o pai da estudante,o advogado e assistente social Júlio Ribeiro, 46, a filha "é uma guerreira"


Do uol


Elogiada por Lula, aluna do PR diz que falou 'o que todos queriam ouvir'




  • A estudante Ana Júlia, 16: "Somos doutrinados por quem, por quê? Não posso pensar diferente, simplesmente? Não acho que os que quem pensam o contrário sejam doutrinados"
O telefone da estudante secundarista Ana Júlia Ribeiro, 16 anos, não para nesta quinta-feira (27): são pedidos de entrevista, amigos querendo cumprimentá-la e até político dizendo ter se "emocionado" pela atitude da garota – no caso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aniversariante do dia.
Na véspera, a adolescente afirmou aos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná que eles tinham "as mãos sujas de sangue" pela morte do secundarista Lucas Eduardo da Mota, 16, esta semana, em escola da zona norte de Curitiba. O vídeo com o discurso rapidamente viralizou nas redes sociais, especialmente porque a declaração irritou o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), que ameaçou cortar o microfone da garota.
Ana conversou com o UOL no escritório do pai, o advogado e assistente social Júlio César Pires Ribeiro, 46, em um prédio comercial do bairro do Bigorrilho, na zona oeste de Curitiba. Ao final da entrevista, por volta de 12h30, Ribeiro se mostrou surpreso com uma ligação: "Filha, é o ex-presidente Lula querendo falar com você!"
A reportagem acompanhou a conversa por parte da estudante. Bastante surpresa, ela o agradeceu, o parabenizou pelo aniversário, que é hoje, e desligou. Em seguida, fez questão de reforçar: "O movimento dos secundaristas não é de partidos, não é de políticos, mas dos estudantes. Ontem eu estava na ocupação, fui para casa tomar um banho para ir à Assembleia, e, de lá, voltei para a ocupação", disse. Como foi a reação dos colegas ao pronunciamento? "Foi louco", lembra.
A ligação foi intermediada por um assessor. Segundo a estudante, Lula a cumprimentou pelo discurso, afirmou que "ela só disse a verdade", defendeu que "as pessoas estavam acostumadas a cursar só o ensino fundamental", e que, agora, era hora de os estudantes "lutarem contra a MP (Medida Provisória" 746, que reforma o ensino médio. Ao lado da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, a medida é o principal argumento dos alunos para manter as ocupações que duram já, em todo o Estado, 22 dias.
A que ela credita a reação viral ao discurso na Assembleia?, quis saber a reportagem. "Porque acho que falei o que todo mundo queria falar", arrisca.

ALUNA DO PR DIZ QUE DEPUTADOS "TÊM A MÃO SUJA DE SANGUE" E IRRITA POLÍTICO

"É ofensa dizer que secundaristas são doutrinados"

Com o pai advogado e assistente social e a mãe professora da rede pública municipal, Ana conta que quer se formar em direito. Gosta de literatura –o autor preferido é Machado de Assis --, mas diz não abrir mão de pensadores como o sociólogo alemão Karl Marx e os filósofos suíço Jean-Jacques Rousseau e o francês Montesquieu. Não aderiu à moda da TV por streaming, se informa pelas redes sociais –nas quais, diz, lê notícias de portais e jornais –e pelas TVs. "Você precisa saber o que estão dizendo até para avaliar, afinal", justifica.
Foi a primeira vez de Ana na casa de leis do Estado. Ela foi convidada a falar pelo gabinete do deputado estadual Tadeu Veneri, do PT, sexto colocado no primeiro turno da eleição municipal à prefeitura. O petista apresentou requerimento como resposta a outra medida do tipo, na véspera, mas assinada pelo líder do governador Beto Richa (PSDB) na Casa, Luiz Cláudio Romagnelli (PSB). Na ocasião, um grupo de estudantes contrários às ocupações discursou contra o movimento e se disse prejudicado pela interrupção de aulas.
"É entristecedor e é uma ofensa quando dizem que os secundaristas das ocupações são doutrinados por partidos, políticos ou sindicatos. Somos doutrinados por quem, por quê? Não posso pensar diferente, simplesmente? Não acho que os que quem pensam o contrário sejam doutrinados", definiu.

"Lucas não foi o primeiro, e, infelizmente, não será o último"

Sobre Lucas, o estudante assassinado, Ana afirmou que pouco poderia falar pessoalmente sobre ele, já que não o conhecia. Segundo as autoridades de segurança pública do Estado, o adolescente foi morto por um colega de 17 anos que estaria, assim como a vítima, sob efeito de drogas. Eles teriam consumido substâncias fora do colégio estadual Safel, no bairro curitibano de Santa Felicidade, e entrado na escola, onde Lucas foi atacado com um golpe de faca.
"O Lucas não foi o primeiro, e, infelizmente, não vai ser o último. Quando eu falei em 'sangue', quis dizer do sangue da juventude de periferia que passa por isso –e o Estado é relapso nas políticas  públicas que combatam essa situação. Se os deputados fazem parte do Estado, eles também têm essa responsabilidade", diz a estudante.
Ela estava na ocupação da própria escola quando soube da morte do estudante Lucas Eduardo de Araújo Lopes.  "Ficamos muito preocupados quando soubemos e conversamos para que sempre agíssemos com a razão", conta. "Porque sabemos que a morte dele vai ser usada de argumento para que tentem desmobilizar as ocupações. Vão fazer de tudo."
Desde que as ocupações começaram, autoridades do Estado chegaram a classificar como "político" o movimento. A estudante, que foi contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) diz que "isso não quer dizer que eu defenda um partido: defendo a democracia e a escolha pelo voto", ressalva. Afirma que o foco é, de fato, político, mas voltado para a qualidade da educação pública.
"Já tive professores de notório saber e sei o quanto isso não é legal. Também não concordo com a não obrigatoriedade de algumas disciplinas e vejo, no dia a dia, como as escolas estão com estruturas precárias para receber ensino integral", disse a garota, citando aspectos da reforma do ensino médio. 

"Minha filha é uma guerreira", diz pai

O pai da estudante acompanhou Ana ontem à Assembleia e contou que se orgulhou pela atitude da filha. "Eu sei o quanto o movimento desses meninos não tem partido nem político envolvido –somos nós, pais, que apoiamos. Lamento que a morte do Lucas possa vir a calhar como pretexto para descaracterizar as ocupações, que reivindicam melhorias na educação e mostram como as escolas estão sucateadas", avaliou.
O que ele espera daqui em diante? "Que os jovens sejam os protagonistas da luta por um país melhor e que, a partir disso, tenhamos políticas públicas que nos dê suporte para isso. Minha filha, nesse aspecto, é uma guerreira."

Postar um comentário

26 Comentários

  1. Ana Julia , muito me orgulho de você , na cidade que me abrigou , onde tive meus filhos , no Santa Brigida e na Nossa Senhora de Fátima, que me torna Paranaense e Curitibana, voltei a minha terra, mas sempre serei paranaense, teus pais devem ter orgulho de ti , representante legítima dos jovens que estão sempre a meu lado nas manifestações , defendi até um grupinho deles, quando revistados coercivamente pela PM, nessa hora não pensei em mim e sim neles, mas vc nos enche de orgulho , mais Anas Julias e menos Kataguris, Fernando Holidays.sei agora por quem luto é por você.

    ResponderExcluir
  2. Força, Ana Júlia. É de gente como você que o Brasil está precisando. Lucida, firme e segura. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Como mãe e profesora, me emocionei e como gostaria de poder dar um abraço nesta jovem. Ana, você reacendeu a chama da luta nesta velha profesora cansada de tantas injustiças. Um abraço querida, estamos com vocês.

    ResponderExcluir
  4. Não é estranho que um grande número de estudantes ao mesmo tempo se mobilizem com a mesma idéia? Para mim isto demonstra que alguém está fazendo a cabeça deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é estranho que um grande número de pessoas ao mesmo tempo se mobilizem com a mesma ideia de bater panelas contra a corrupção do "PT" e feche os olhos para a corrupção dos demais partidos e da sua própria corrupção do dia a dia? Para mim isto demonstra que alguém está fazendo a cabeça deles: A GLOBO.

      Excluir
    2. E ainda aparece alguém com a cabeça feita pra falar mal.
      Temos que aplaudir a Globo e a INveja de pé. O sistema de lavagem cerebral deles é fenomenal mesmo.

      Excluir
    3. André!!! A questão que você levanta, assemelha-se à que faria uma pessoa que perdeu o senso, ao ver uma multidão de flagelados da sêca, indagasse: "não ê estranho que um grande número de pessoas, ao mesmo tempo tenham a mesma fome?"

      Desculpe André, se você não captou a mensagem ! Não estou sendo irônico, mas a questão que você coloca é muito primária e reveladora de que você representa uma multidão de analfabetos políticos, ou de políticos analfabetos que se apoderaram do Governo Central de nossa Nação, e devem ser punidos por serem extremamente astutos e corruptos!

      Excluir
    4. André!!! A questão que você levanta, assemelha-se à que faria uma pessoa que perdeu o senso, ao ver uma multidão de flagelados da sêca, indagasse: "não ê estranho que um grande número de pessoas, ao mesmo tempo tenham a mesma fome?"

      Desculpe André, se você não captou a mensagem ! Não estou sendo irônico, mas a questão que você coloca é muito primária e reveladora de que você representa uma multidão de analfabetos políticos, ou de políticos analfabetos que se apoderaram do Governo Central de nossa Nação, e devem ser punidos por serem extremamente astutos e corruptos!

      Excluir
    5. Não é estranho ninguém se manifestar sobre PEC 55 ( antiga PEC 241) sobre a reforma previdenciària, trabalhista, privatizações, inclusive da nossa água, entrega do pré -sal, etc? Ah pelo amor de Deus, essa menina representa a juventude guerreira do Brasil! Vamos criticar quem está inerte com tudo isso que está acontecendo com o País! Parabéns, Julia!

      Excluir
  5. Menina, se é que podemos chá-la de menina ainda, Vc fi simplesmente espetacular.

    ResponderExcluir
  6. Ana Julia, vc renovou a minha esperança no futuro do Brasil. Não esmoreça. Parabéns pela coragem.

    ResponderExcluir
  7. Ana Julia precisamos de jovens assim como você parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Ana Júlia, que você continue com essa cabeça linda. você é imprescindível para o movimento contra o poder da direita fascista.

    ResponderExcluir
  9. Tem momentos que a gente pensa em declinar da luta, da resistência contra o retrocesso deste governo ilegítimo e GOLPISTA. Mas, ao vê pessoas como Ana Júlia, renovo a disposição de luta, a esperança volta, e consigo enxergar um futuro construído por esta juventude resistente e combativa.

    ResponderExcluir
  10. Discernimento e lucidez independem da idade cronológica! Esse ser humano de 16 anos de idade tem mais consciência histórica e social que muitos adultos burocratas anestesiados pelo fatalismo que querem nos colocar como única possibilidade. A luta segue! Gratidão imensa Ana Júlia!

    ResponderExcluir
  11. André!!! A questão que você levanta, assemelha-se à que faria uma pessoa que perdeu o senso, ao ver uma multidão de flagelados da sêca, indagasse: "não ê estranho que um grande número de pessoas, ao mesmo tempo tenham a mesma fome?"

    Desculpe André, se você não captou a mensagem ! Não estou sendo irônico, mas a questão que você coloca é muito primária e reveladora de que você representa uma multidão de analfabetos políticos, ou de políticos analfabetos que se apoderaram do Governo Central de nossa Nação, e devem ser punidos por serem extremamente astutos e corruptos!

    ResponderExcluir
  12. Interessante, invadir um bem público, impedir o acesso de quem discorda e quer estudar, ser favorável a farra fiscal e a bandalheira com o dinheiro de quem trabalha e paga seus impostos, os quais sustentam este país, isto é um exemplo a ser seguido? Só na cabeça de pessoas que perderam o discernimento mesmo, embriagados por essa ideologia estúpida e atrasada que levou tantos países ao caos e bancarrota como Venezuela, Cuba, Nicarágua, El Salvador, etc, etc... Tenham a santa paciência, criem vergonha e deixem de usar adolescentes, que desejam realmente melhorar o mundo, para espalhar essas asneiras ideológicas que, em vez de diminuir a pobreza, só fazem aumenta-la.

    ResponderExcluir
  13. Interessante, invadir um bem público, impedir o acesso de quem discorda e quer estudar, ser favorável a farra fiscal e a bandalheira com o dinheiro de quem trabalha e paga seus impostos, os quais sustentam este país, isto é um exemplo a ser seguido? Só na cabeça de pessoas que perderam o discernimento mesmo, embriagados por essa ideologia estúpida e atrasada que levou tantos países ao caos e bancarrota como Venezuela, Cuba, Nicarágua, El Salvador, etc, etc... Tenham a santa paciência, criem vergonha e deixem de usar adolescentes, que desejam realmente melhorar o mundo, para espalhar essas asneiras ideológicas que, em vez de diminuir a pobreza, só fazem aumenta-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior será a supressão dos nossos direitos trabalhistas e previdenciarios! Os jovens estão dando exemplos sim, pois eles não estão se acovardando! As Pessoas que estão inertes para toda essa desgraça ou criticam as lutas, só favorecem a destruição dos direitos das próximas gerações! Parabéns, Ana Júlia ! Feche seus ouvidos para os críticos e lute como uma guerreira pelo futuro do nosso País!

      Excluir
  14. Ana Júlia!!!!!!❤. Você faz com que orgulhamos de ser brasileiros. Como professora recém formada, acho um absurdo que o currículo escolar seja ainda mais recortado do que já é! Parabéns pela atitude, querida!

    ResponderExcluir
  15. Na minha vida aprendo sempre com outras formas de pensar, e vejo que evoluímos com o debate e quanto pensamos longe do julgo dual. Somos diferentes e podemos fazer disso nossa maior riqueza. Por isso, penso que a única certeza da Vida é a transformação. (Mas respeito quem acha que a única certeza da Vida é a morte)
    ... nem toda manifestação contrária é desprezível... principalmente com relação ao status quo.....sinceramente, gostei muito da atitude da adolecente Ana Julia e acho que falta nessa geração "JanainaPascoaliana" um pouco de alteridade, na mesma medida em que repudiam, com toda razão, as atitudes coruptas. Ou seja, o anti-petismo está se mostrando tão xiita quanto foi o Petismo. É fácil cair na armadilha da Dualidade ... mais do mesmo, em polaridade diferente... padeço daquilo que mais repudio?... https://www.youtube.com/watch?v=UvufuGm3Kxw

    ResponderExcluir
  16. São adolescentes como Ana Julia que fazem nossa esperança de um país melhor renascer!! Acoooorda genteee, ainda da tempo de arrumar a casa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Júlia é Ribeiro, que orgulho, tem meu sobrenome. Sou professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Fiquei contente com seu posicionamento e coragem. Eu fico irritado em alguém chamar jovem de doutrinado ou audiência cativa. Quem fiz isso não conhece história. A sociedade mudou pelas lutas dos jovens. Abolição da escravatura ( Castro Alves e outros), Independência do Brasil(Tiradentes e outros). Caras Pintadas na luta da democracia. O movimento mais estranho foi o das paneleiras alienadas e partidárias. Movimento hipócrita, que acabou assim que cassaram Dilma.

      Excluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.