Então estamos assistindo aos sinais de retomada de confiança na economia…
Divulga o Valor: “As montadoras cortaram em 3% a produção de veículos em junho, comparativamente ao volume que saiu das linhas de montagem em igual intervalo de 2015. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 182,6 mil unidades foram produzidas no país no sexto mês de 2016”.
É o pior resultado desde 2004, quando se produziu 179,7 mil veículos.
E olhe que as exportações, animadas com o dólar mais alto, ajudaram a “segurar a onda”.
Porque as vendas recuaram 19,2% em junho, se comparadas ao volume apurado um ano antes.
Já foram demitidos, desde janeiro, 2,1 mil trabalhadores, e a crise já tinha deixado as linhas de montagem “no talo”.
O empresários dizem que “vai melhorar”.
Esperança calcada na exportação que vinha subindo mas que agora, deve perder o ímpeto.
Em junho elas caíram, interrompendo o crescimento que vinham tendo desde o início do ano: baixa de 9,6% nos embarques de veículos leves frente ao mesmo período de 2015.
Quem não tem exportação na carteira já pôs as barbas de molho faz tempo : os chineses da Cherry vão parar, salvo ordem em contrário, por cinco meses a sua produção. E a fábrica da Iveco, que produz caminhões pesados e o furgão Ducato, vai funcionar apenas de terça a quinta-feira neste mês.
Mas estamos de vento em popa.
Em tempo: Do mesmo Valor, transcrevo que “o faturamento real da indústria caiu 3,8% em maio, na comparação com o mês anterior, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). As horas trabalhadas na produção recuaram 3,6% no mesmo tipo de comparação”.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.