A
sucessiva multiplicação de palavras de ordem, faixas e cartazes contrários ao Grupo
Globo nas manifestações populares a favor da democracia e a rejeição estampada
nas redes sociais - inclusive expressada por artistas contratados - começa a
preocupar anunciantes. O temor de algumas companhias é que este movimento possa
crescer e expor ao risco as suas marcas e o consumo dos seus produtos.
A
sistemática cobertura a favor do impedimento da presidente Dilma Rousseff e o
noticiário envolvendo o ex-presidente Lula acenderam o sinal de alerta nas
direções de marketing de grandes empresas.
Numa
reunião fechada realizada ontem no fim da tarde, em São Paulo, e que o SRZD
teve acesso ao resultado final, dois presidentes que representam os interesses
de companhias que estão entre os 30 maiores anunciantes do Brasil, seis
vice-presidentes de empresas de áreas diversas que atuam em higiene e limpeza,
setor automotivo e varejo decidiram encomendar uma análise a uma agência
internacional de acompanhamento de postagens na internet para avaliar os
humores dos consumidores em relação aos produtos e serviços dos patrocinadores.
A
ideia é que o estudo seja concluído em até 90 dias. E o parecer se restringirá
às marcas que já anunciam nos veículos do Grupo Globo.
Um
dos executivos chegou a desabafar: "Todos respeitamos a Globo pelo seu
profissionalismo e pela larga vantagem sobre os demais órgãos de comunicação,
mas o jornalismo está manipulando de forma criminosa e já há movimentos nas
redes sociais pressionando nossos consumidores a não comprarem os produtos que
produzimos. Assim não dá. Isso não pode crescer". A fala causou um certo
mal estar no ambiente. O silêncio enigmático dos demais sinalizou concordância
com a análise e a preocupação de como criar uma alternativa publicitária ao
maior meio de comunicação do Brasil.
A
Globo, por sua vez, já se manifestou oficialmente, várias vezes, no sentido de
que apenas informa os fatos políticos com isenção. E que não é geradora dos
acontecimentos políticos e econômicos que noticia.
Fonte:
sidneyrezende
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