Barragem de Barreiros em Sertânia apresenta grave vazamento e atinge a zona rural. Foto: Sertânia Vip |
Rompimento ocorreu essa sexta e desalojou 60 famílias no Sertão
FOLHA PE - O rompimento do reservatório de Barreiros, ocorrido nesta sexta-feira (3) em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, foi "totalmente contido" na madrugada deste sábado (4). A informação é do Ministério da Integração Nacional. O reservatório fica entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Em nota, o ministério informa que técnicos das empresas responsáveis pelas obras do projeto trabalharam durante toda a noite para fechar o vazamento. A barragem havia sido inaugurada há um semana e começou a vazar nesta sexta, destruindo estradas e desalojando 60 famílias de dez comunidades diferentes. Na nota, o Ministério informa, porém, que as causas do vazamento ainda não foram identificadas. "Mas os técnicos continuam na área monitorando e fazendo análises".
Após o rompimento, o Ministério Público Federal pediu ao Ministério da Integração Nacional a elaboração de um laudo pericial em cinco dias que assegure que o reservatório de Barreiros não teve sua estrutura danificada.
A recomendação enviada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica, em Brasília, quer a garantia de que a vazão de água gerada pelo vazamento não afetará outras barragens, como a de Poções e Camalaú, na Paraíba. Assim como Barreiros, ambas são parte do eixo leste da Transposição.
Moradores de Sertânia relatam que, após vazamento do reservatório de Barreiros, a passagem da água deixou muitos animais mortos e devastação ambiental. No vídeo enviado ao Portal FolhaPE, é possível ver uma árvore e um cavalo sendo arrastados pela força da água (veja em 2:27).
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.