247 - Documentos do Tribunal Federal da Suíça mostram que a empreiteira Odebrecht movimentou ao menos US$ 221,6 milhões em contas secretas usadas em empresas de fachada no país europeu. As informações são de reportagem do jornal O Estado de S.Paulo. As investigações apontam que todo esse dinheiro foi utilizado para pagamento de propina e ex-diretores da Petrobras e políticos brasileiros.
O material contém mais de 2 mil páginas de extratos bancários e foi enviado ao Brasil. Os relatórios suíços, que se baseiam em delações premiadas da Operação Lava Jato, mostram que a Odebrecht teria controlado diversas contas na Suíça. O pagamento suspeito seria feito com recursos depositados nessas contas offshore. O texto informa que as movimentações financeiras aconteceram entre 2008 e 2014.
Entre agosto de 2012 e junho de 2014, quatro ex-diretores da Petrobras teriam recebido US$ 96 milhões. Para que os pagamentos fossem justificados, contratos fictícios eram formulados, diz a investigação. Com a propina em mãos, os executivos teriam então garantido contratos para a Odebrecht com a Petrobras.
A construtora não se manifestou sobre as informações.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.