About Me

BVO-news.jpg

Papo reto com Cicera Silva, candidata a vereadora por Farias Brito - Ceará



Normalmente o nosso Blog Verdades Ocultas publica diariamente notícias interessantes sobre os mais variados temas, dentre esses temas, sobre política. Num desses passeios que fiz no Facebook achei interessante a coragem, tenacidade e honestidade nas propostas apresentadas pela candidata Cicera Silva, de Farias Brito - Ceará

Farias Brito é uma cidade pequena mas nem por isso, tão menos importante como a maioria dos municípios Cearenses. 

A área geográfica onde se localiza o atual município de Farias Brito foi, antigamente, campo de atividade da tribo indígena dos Cariús, que habitava grande parte da zona sul do Ceará e sertão pernambucanoO início da colonização do Antigo Quixará está fortemente ligado à concessão de Sesmarias no final do século XVII e início do século XVIII, uma ocupação marcada pelo conflito entre os povos indígenas que aqui viviam desde os tempos mais longínquos e os brancos europeus.
Em harmonia com o que acontecia em toda a Capitania do Ceará foram concedidas sesmarias que doavam três léguas de comprimento e duas de largura às margens do Rio CariúsRegistro da crônica histórica dá conta que um dos vultos marcantes da formação da comuna foi o coronel Francisco Gomes de Oliveira Braga, chefe político muito influente, que conseguiu que fosse, o povoado, elevado à categoria de vila em 1890.
distrito foi criado por ato de 22 de julho de 1873 e pela lei provincial n° 2 042 de novembro de 1883, com a denominação de Quixará. Foi elevado à categoria de vila pelo decreto estadual nº 82, de 13 de outubro de 1890, desmembrado de Assaré. Por lei estadual nº 1 794, de 1920, é extinto a vila de Quixará, sendo seu território anexado ao município de Santana do Cariri. Em 26 de julho de 1926, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Santana do Cariri, para ser anexado ao município de Crato.
Pelo decreto estadual nº 193, de 20 de maio de 1931, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Crato, sendo incorporado ao município de São Mateus. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Quixará, volta a pertencer ao município de Crato. Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Quixará, pela lei nº 268, de 30 de dezembro de 1936, desmembrado de Crato. Pela lei estadual nº 2 194, de 15 de dezembro de 1953, o município de Quixará passou a denominar-se Farias Brito. O nome Farias Brito é em homenagem ao filósofo Raimundo de Farias Brito. - Fonte: Wikipédia

Bom ler as propostas e ideias dessa candidata, as quais eu publico aqui neste momento para que seus eleitores e futuros eleitores conheçam melhor o seu perfil:

"Disputar uma vaga no Legislativo de Farias Brito, é para mim uma forma de tentar fazer o melhor por nossa gente. Tenho a disponibilidade e coragem de trabalhar. Mas, para mostrar o meu trabalho preciso da confiança de vocês através do voto. Se eleita, pretendo lutar por melhorias na saúde do nosso município. Melhorias estas que visam também aperfeiçoar as condições de trabalho dos funcionários deste área. Lutarei por aumento do incentivo para os AGENTES DE SAÚDE e por um PLANO DE CARGOS E CARREIRAS para todos os servidores da saúde. Terei um olhar especial para o povo da SERRA do QUINCUNCÁ, povo este que há muito tempo está carente de representantes políticos. Portanto, caros eleitores avaliem cautelosamente o perfil de cada candidato, inclusive o meu e me deem a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Todos vocês me conhecem e sabem da minha capacidade, disponibilidade e determinação"

"Dia 2 de outubro está chegando e com ele a oportunidade do povo de Farias Brito renovar a câmara municipal, elegendo pessoas com capacidade, disponibilidade e determinação. Eu me proponho a mostrar um novo jeito de legislar. Alias, não um novo jeito mas sim o correto. Quero trabalhar em prol de uma SAÚDE cada vez melhor. Lutar por um Plano de Cargos e Carreiras para todos os trabalhadores da saúde, além de também buscar, melhor incentivo para os AGENTES DE SAÚDE, dentre tantas outras conquistas que poderei conseguir junto ao futuro prefeito José Maria. Minha bandeira é a da saúde, entretanto, terei um olhar todo especial para o povo da minha amada SERRA DO QUINCUNCÁ. Povo de Farias Brito, não percam a chance que estão tendo de colocar pessoas que realmente irão exercer o verdadeiro papel de vereador junto de vocês! Queridos AGENTES DE SAÚDE e demais funcionários, não desperdicem a chance de colocar alguém na câmara para "BRIGAR" pelos direitos de vocês e da população no âmbito da saúde! Todos vocês me conhecem e sabem do meu potencial!"

"A gestão de Farias Brito, na pessoa de Dr. Vandevelder Freitas e Dra. Rejane Maria Silva Francelino Francelino tem se desenvolvido bastante ao longo dos últimos anos. Mas, chegou ao final do mandato desta dupla e nossa cidade não pode parar e nem tampouco regredir. José Maria Pereira Gomes e Cleber Mendes são as pessoas mais indicadas dar dar continuidade aos trabalhos e fazer com que Farias Brito AVANCE ainda mais. Eu tenho o grande desejo de também poder contribuir, com os avanços do nosso município. Estou candidata a vereadora e peço a credibilidade de todos para mostrar o meu trabalho junto a estes dois homens guerreiros, honestos e dignos de administrar nossa prefeitura. Dia 2 de outubro vote para prefeito, Zé Maria e para vice prefeito, Cleber Mendes para juntos continuarmos AVANÇANDO. Vote para vereadora, Cicera Silva com o número 65.789 por uma SAÚDE ainda melhor, para reivindicar os direitos do povo!"



Mas afinal quem é Cicera Silva?

Meu nome é Antonia Cicera da Silva (Cicera Silva), filha de Francisco Assis da Silva e Raimunda Leite da Silva. Sou filha natural de Farias Brito - CearáVivi toda minha infância no Sitio Tabuleiro. Meus pais trabalharam arduamente para criar a mim e mais 8 irmãos, mas com todo esforço e na simplicidade deles, nos deram a melhor educação que puderam. 
Cicera e Ninive
Sempre fui batalhadora e nunca desisti dos meus sonhos. Casei-me aos 16 anos de idade e aos 17 anos tive os estudos interrompidos por uma gravidez, tive minha filha Nínive Carolinne. Mas não desisti de estudar, pois meu sonho era ter nível superior. Aos 19 anos, fui surpreendida com uma segunda gestação e mais uma vez dei uma pausa nos estudos para me dedicar a maternidade. 

Tive meu segundo  filho; Caio Tomaz de Aquino. Em seguida, dei continuidade aos estudos e com muito esforço conclui o ensino fundamental. Queria continuar os estudos, porém na minha comunidade não tinha o ensino médio e não poderia sair para estudar fora, por causa dos filhos pequenos e dedicação integral ao lar. Aos 22 anos engravidei pela terceira vez e nasceu Gabriel Tomaz de Aquino. 

Não desisti de estudar.  Fiz um esforço e consegui concluir o ensino médio. Me envolvi em trabalhos comunitários, fiz parte das pastorais de catequese para crianças e jovens, pastoral do dízimo e pastoral do batismo na comunidade de Quincuncá. Passei 6 anos à frente de todos os trabalhos da igreja, doando o melhor de mim em favor do povo. Sinto-me feliz por ser útil ao meu povo e a minha comunidade. 

Estudei e prestei concurso público, passei em primeiro lugar para Agente Comunitária de Saúde. Prestei vestibular para Gestão em Saúde Pública, e, com muito esforço finalmente realizei meu sonho de cursar um nível superior. Meus filhos hoje estão todos maiores de idade e muito bem encaminhados. Nínive Carolinne é graduada em Letras, está cursando pós graduação e também é servidora pública concursada. 

Caio Tomaz está cursando o nono semestre de direito e se preparando para a OAB. Gabriel Tomaz está fazendo um curso técnico agropecuário no IFce e está prestes a ingressar no de Engenharia Ambiental ou Agronomia. Eu me considero uma mulher abençoada por Deus, pois tenho três joias raras, presentes do Criador: meus filhos. 

Agora ingresso na política com o objetivo de legislar em favor do povo farias-britense. Quero, com a confiança do meu povo conquistar uma vaga na câmara municipal e assim lutar e defender os direitos sociais de todos. 

Propostas:

  • Minhas propostas são voltadas para uma Saúde ainda melhor;
  • Quero defender na câmara os diretos dos trabalhadores da saúde com a criação de um Plano de Cargos e Carreiras municipal para todos os servidores da saúde;
  • Melhor incentivo para os Agentes de Saúde, além de EPIs e material de apoio;
  • Para a Serra do Quincuncá, meu lugar, tenho uma visão mais ampla: reforma do posto de saúde da Lagoa Seca;
  • Construção de um posto de apoio à saúde no sítio Fazenda;
  • Quadra de esportes no sítio Fazenda;
  • Temos problemas de abastecimento de água no Quincuncá, Tabuleiro e Fazenda e que merece toda a minha atenção na busca de soluções;
  • Calçamento em parte da Rua São Francisco no Quincuncá;
  • Reforma da praça do cruzeiro com equipamento para exercícios - academia pública no Quincuncá;
  • Calçamento das ladeiras no Sítio Fazenda e Tabuleiro, além de tantas outras conquistas que desde já, me empenho em lutar para conseguir junto ao legislativo e executivo municipal.


Contatos com a Cicera Silva:

Facebook: clique aqui
Grupo: clique aqui

Postado por:
Elder Pereira

Postar um comentário

0 Comentários