About Me

BVO-news.jpg

CASO THIAGO BRAGA BRUM: O relato dramático de uma mãe que luta para provar a inocência do seu filho



Nossas considerações iniciais:

Quando eu, Elder Pereira, me dispus a escrever e organizar este artigo sobre o caso THIAGO BRAGA BRUM não imaginava o quanto isso seria enriquecedor e o quanto iria me trazer de ensinamentos de vida e de solidariedade, seja como ser humano, seja como profissional afeito a esse tipo de evento que é tão rotineiro pra mim e que lido há décadas em minhas atividades diárias e forenses. A justiça é o meu alimento diário. Odeio injustiças, já nasci assim, o que fazer? Ignorar?

Costumo dizer que nasci e me criei dentro de um Fórum, e é a mais pura verdade. Laborei por décadas no Poder Judiciário, conheci de perto suas mazelas, suas deficiências, ineficiências, suas vitórias e derrotas, a lentidão infinita da justiça que favorece aos criminosos e desfavorece a quem precisa dela para se defender e recuperar seus direitos. Quando a Justiça não triunfa, a vida de alguém poderá ser destruída e, por consequência a vida de sua família. 

O nosso Judiciário precisa de reformas? Sim, a começar pelo lado estrutural, o pessoal muitas vezes desqualificado para o múnus que a Justiça espera deles. Poderia eu dissertar aqui sobre o Judiciário e Justiça por dias que ainda assim, não conseguiria retratar em palavras o que acontece dentro de um ambiente forense, nos corredores forenses deste país. 

Sempre acreditei que a função do Direito Penal é descobrir a verdade, seja ela qual for, utilizando todos os meios e recursos necessários para que a verdade apareça e prevaleça e, assim, evitar que um inocente seja condenado sem utilizar o seu sagrado direito de ampla defesa e contraditório em toda a sua magnitude previsto em nossa Constituição de 88, também chamada de Constituição Cidadã

Não quero com isso, formar nenhum juízo de valor em relação ao aprisionado, agora apenado Thiago Braga Brum, isso não é tarefa ou minha missão mas sim, da própria justiça, representada por aqueles que tem a função precípua de distribuir a justiça com equidade a quem necessita dela.

Ao mesmo tempo, confio no coração de mãe, ele sempre é sincero e profundo, apesar de não ser isento, pois abriga todos os pensamentos bons deste mundo em relação aos seus filhos. Essa é a sua natureza dada por Deus.

Por outro lado, acredito que jamais uma mãe se exporia tanto e exporia a sua família para defender algo que de antemão ela saberia não ser a verdade dos fatos, pois coração de mãe não é mentiroso. 

No caso, acredito que todos que conhecem de perto o apenado, sua história de vida e os fatos relacionados a este caso hão de se perguntar: Será mesmo o Thiago culpado pelo crime que lhe atribuíram? Será que foi feito tudo que poderia ser feito pela Justiça para descobrir a verdade dos fatos? Será que o retrato da nossa Justiça é isso? Todos sabem que o nosso sistema prisional está repleto de pessoas pagando por crimes que jamais cometeram, isso não é novidade pra ninguém neste país chamado Brasil. Quem se responsabiliza por isso?

Será que foi erro judiciário? Será que houve cerceamento de defesa? Não sabemos mas, são tantas perguntas sem respostas... 

Eu então pergunto: E a dor de uma mãe e de um pai que tem que suportar ver um filho aprisionado, acusado e condenado por um crime que eles tem absoluta certeza que o mesmo não cometeu? Teríamos como avaliar o quão destroçados estão os corações desses pais? E a dor da família, tem como mensurar? E os amigos mais próximos, o que dizer a eles?

O nosso Blog Verdades Ocultas, com exclusividade recebeu das mãos da mãe do Thiago Braga Brum uma carta relato, escrita de próprio punho pela mesma (nem sei como conseguiu) onde a mesma relata tudo que aconteceu até agora em relação aos fatos, suas angústias, medos e decepções, carta essa que está sendo publicada aqui em toda a sua inteireza, sofrendo apenas alguns cortes para preservar a sua segurança. A mãe do Thiago Braga Brum, Rosane Brum começa o seu relato angustiante mais ou menos assim (resumo):

Meu nome e Rosane Brum, mãe de Thiago Braga Brum, preso há um ano e dez meses, ele esta sendo acusado de um crime que não cometeu!

No dia 25/09/2014 começou o meu pesadelo, fui avisada por minha mãe que a polícia estava procurando por Thiago e que ela havia ligado para o celular dele dizendo:Thiago a policia esta aqui, ele respondeu para a avó: Vó o que que eu fiz para a poloícia estar atrás de mim?

Thiago que estava indo para o curso voltou imediatamente para sua casa, e ficou surpreso e queria saber do que se tratava os investigadores pediram que ele os acompanhasse ate o 4 DP para prestar declarações e ele os acompanhou. La na delegacia foi colocado para reconhecimento com 2 policiais (bem diferente dele eram mais velhos) os funcionários da empresa que são 4 dizem que reconheceram Thiago pelo Face book de um funcionário de nome Rafael, Rafael e casado com a prima de Thiago há 10 anos. Quem que comete um crime no dia 23 volta para casa para saber o que a policia quer? Meu filho nada temendo foi para casa para saber do que se tratava.

Só que meu filho não estava naquele lugar, no dia 23/09/2014 Thiago acordou cedo para levar a namorada na faculdade, ela tinha dormido em casa, levaram o carro do pai até o mecânico, almoçou com o pai que morava em Bangu e as 13:15 foi para a casa da namorada, a sogra de Thiago então perguntou: "você quer almoçar Thiago? Fiz capelleti de frango", prato que Thiago adora, quando ele respondeu que não, pois havia almoçado com o pai. Pediu se podia dormir um pouco pois estava cansado e assim o fez. As 16:00 saiu para lavar o carro que estava na frente da casa da namorada tudo isso comprovado por câmeras de seguranças e com testemunhas: namorada, sogra, cunhado tio da namorada e vizinho.

Pedimos a quebra de sigilo telefônico do celular dele e a antena deu que estava na casa da namorada, ele não usou o telefone, pois estava dormindo, mas isso não foi levado em consideração.

A testemunha que disse reconhecer Thiago e uma funcionaria que deu o depoimento dizendo que estranhou o fato dos pagamentos serem feitos sempre dia 25 e naquela semana o dono da empresa pediu que antecipasse para o dia 23 que ele iria viajar e que pagasse após as 15:00 hs. O dono da empresa não viajou e no dia 23 ocorreu o assalto as 14:59 hs.

Dizem que na empresa tinha a quantia de R$ 70.000,00 (setenta mil reais) valor este que nunca foi comprovado a existência, o advogado de Thiago pediu ao Juiz que fosse comprovado e até o dia de hoje não foi.

Somente após um ano e seis meses apareceu o vídeo das câmeras de segurança da empresa, nós pedimos essas imagens e nunca nos foi fornecido até que o repórter do Domingo Espetacular encontrou em meio ao processo era um Pen Drive, qual não foi minha surpresa ao ver o vídeo, ali vimos a nossa esperança de provar mais uma vez que não era Thiago aquele rapaz de capuz, a altura e contextura corporal não bate com a de Thiago. Enchemos-nos de esperança ao ver no Programa da Record uma nova prova de inocência.

Indicaram-nos uma empresa especializada em Perícias Criminais Forense em São Paulo, a Sewell Forense, fomos ate São Paulo e contratamos a empresa para que fosse provado através de Perícias que não é Thiago naquelas imagens. As Perícias foram juntadas e foi provado cientificamente que não é Thiago o assaltante de capuz!

Mesmo assim o Juiz condenou meu filho a 10 anos de prisão! Nem um pedófilo pega uma pena destas, bandidos matam e respondem o processo em liberdade! O juiz disse para meu filho cumprir a pena em regime fechado! Meu filho não cometeu crime algum.

Não conseguia acreditar, quando li a sentença depois passei muito mau, e sabia que todos estavam esperando por absolvição, em vista que foi provado a sua inocência por testemunhas e provas periciais com provas científicas que o Thiago não é aquele homem de capuz que assaltou a Empresa Sky do Tanque de Jacarepaguá, condenação onde promotora e juiz só levaram em conta quatro testemunhas da Empresa onde são marido, mulher, irmão e amigo, testemunhas que reconheceram meu filho por foto de Facebook, sabemos que se o juiz e a promotora preferem aceitar palavra de pessoas que podem se enganar e assim realizando um testemunho falso contra provas concretas, então existe pelo menos a dúvida de Thiago ter cometido esse crime, teria que ser absolvido porque existe a dúvida, quando as provas apontam a certeza da sua inocência. Nós deparamos como horror da surpresa de 10 anos de condenação! Não poderia receber essa sentença ele é primário e NUNCA TEVE PASSAGEM pela polícia.

Eu como professora, educadora e pedagoga, hoje me encontro aposentada depois de uma jornada de 30 anos de trabalho, passando para meus alunos o que consiste em ser um cidadão, ética, moralidade, respeito e muitas outras orientações para levarem para a vida e com a condenação do meu filho, vivendo a prática de tudo que sempre acreditei deparo que esses longos 30 anos de trabalho vivi uma mentira, no Brasil não existe nada disso, peço desculpas aos meus alunos por ter passado mentiras para eles. Hoje digo que tenho VERGONHA de ser brasileira. País onde não existe justiça! Precisamos descobrir o que realmente aconteceu, quem realmente realizou esse assalto, realmente o que aconteceu naquele dia 23 de setembro de 2014 na Empresa SKY do Tanque de Jacarepaguá. Os verdadeiros culpados precisam aparecer!

A Carta relato escrita de próprio punho pela mãe do Thiago Braga Brum:




















 Thiago Braga Brum e sua família:


























Reportagens esclarecedoras sofre o fato:






DA PERÍCIA

A empresa contratada pela família do Thiago Braga Brum para fazer a perícia nas imagens do fato foi a SEWELL FORENSE, tendo a sua frente os profissionais Eduardo Llanos & Rosângela Llanos e uma vasta equipe de peritos. A empresa é especializada nesse tipo de Investigações Criminais e Perícias conta com larga atuação e experiência no mercado e tem atuado como auxiliar da Justiça em muitos casos criminais neste país, veja alguns deles: 

  • Caso Odilaine Uglione reabertura do caso- mãe do menino Bernardo Boldrini – RS 
  • Caso Roberta Taffner absolvida da acusação de duplo Homicídio dos pais – São Paulo 
  • Caso Bernadeth Baptista reabertura do caso – Morte suspeita – Porto Alegre – RS 
  • Caso Claudia Hartleben – professora desaparecida - Pelotas –RS 
  • Caso Cintia Luana – garota desaparecida em Três Passos-RS 
  • Caso esclarecimento caminhonete roubada do Padre Peterson – Canaã dos Carajás – Pará



Veja o relato da Rosângela Llanos a respeito do caso:

Após análise dos fatos foi possível determinar a necessidade de desenvolver dois trabalhos periciais divididos em: Análise das imagens e Análise criminalístico

A análise de imagens se divide em dois tipos análise de características particulares desenvolvido quando as gravações ou fotografias apresentam um alto grau de qualidade, onde é possível identificar características como cicatrizes, tatuagens, formatos do nariz, olhos boca orelha Etc 

E a análise de características Gerais que corresponde a verificar:

Altura, IMC, cor da pele etc. Esta última análise permitiu determinar que a contextura física, Altura e deslocamento não correspondiam ao Sr Thiago Braga Brum. 

Neste caso o mais importante para provar a Inocência de Thiago seria a realização do ato simulado dos fatos (RECONSTRUÇÃO) pedido negado pelo Juiz. 

A Análise criminal teve por objetivo provar o subjetivo trabalho policial e pericial em prol da captação de provas contundentes que determinariam a responsabilidade e a veracidade dos fatos. 

A importância da defesa técnica através de Um Parecer Técnico (Perícia) é absolutamente necessária para a comprovação científica de provas que possam eximir ou responsabilizar uma determinada pessoa de um ato criminoso.

Atenciosamente,

Rosângela Llanos







Publicado por Elder Pereira

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Acredito que diante de tantas ´provas Thiago sera inocentado em Segunda Instancia !!!

    ResponderExcluir
  2. A covardia dessa e de outras condenações devem acabar. Vamos colocar atrás das grades quem realmente precisa estar. Estar atrás das grades não pode ser considerado algo comum. Mas algo sério para culpados que necessitam estar fora da nossa sociedade. Vamos acordar Brasilllll. Vamos rever os valores... ser mais honesto com a vida do nosso próximo.

    ResponderExcluir
  3. Agora só acreditar na justiça divina.Pois a justiça dos homens não acredito mais.Porque o mínimo que a justiça poderia fazer, era aceitar o pedido de reconstrução do crime.E esse pedido foi negado.Quem pediria a reconstrução do crime sem ter medo do resultado,sabendo que isso iria provar se seria culpado ou inocente.Acabei de crê que nesse país só quem fica preso é pobre.Porque não tem como pagar grandes advogados que são capazes de conseguir a liberdade de seus clientes.Meu sonho era ser secretária de um Juiz,pois achava que eles eram justos.Achava uma profissão linda.Hoje o que mais quero é distância deles.Estou cada vez mais decepcionada com o ser humano...

    ResponderExcluir
  4. O que mais assusta é que um fato desses pode acontecer com qualquer um de nós ou de nossos filhos. Pessoas acusam e por mais que se prove a inocência com cenas visíveis até para um leigo, um inocente é condenado há 10 anos de detenção. Teremos agora que andar filmando cada passo que dermos e com nitidez? Quatro pessoas que são familiares e amigo, que provavelmente influenciam na opinião um dos outros, que estavam sob forte emoção podem decidir a vida de um jovem estudante e trabalhador? E as outras provas, por que não são aceitas???
    Qualquer jovem de pele clara poderia ser confundido com Thiago, ainda mais de capuz, inclusive meu filho. Bastava então estar em uma foto junto de Rafael que seria ele o acusado??? Isso não existe...Pedimos que alguém que possa ajudar nesse caso, que auxilie que seja feita Justiça.

    ResponderExcluir
  5. SOMOS TODOS THIGO..... JUSTIÇA !!!! LIBERDADE!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Somos todos THIAGO....
    JUSTIÇA!!!!!!! LIBERDADE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. O que assusta é que qualquer pessoa pode acusar o outro e mesmo que você prove sua inocência, o que vale são as palavras. Palavras de pessoas familiares e amigas, que podem influenciar na opinião uma das outras, e levar um inocente à ser condenado há 10 anos de detenção.
    Será que teremos que andar com uma câmera nos filmando o tempo todo e com nitidez, para eventualidades como essa?
    Thiago poderia ser confundido com qualquer rapaz branquinho que usasse um capuz. Por que as outras provas não foram aceitas???? É necessário urgente que se reveja todo esse processo. Que pessoas que possam ajudar nesse caso, auxiliem... é a vida de um jovem estudioso e trabalhador que está em jogo. Precisamos acreditar em alguma coisa nesse país... Precisamos acreditar na Justiça.

    ResponderExcluir
  8. SOMOS TODOS THIGO..... JUSTIÇA !!!! LIBERDADE!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Juízes tem que entender que não estão acima da verdade e se há dúvida por mínima que seja a causa é pró réu. Essa juíza não quer admitir que erro FEIO! Manter Thiago preso além de ser uma injustiça é um erro.

    ResponderExcluir
  10. Juízes tem que entender que não estão acima da verdade e se há dúvida por mínima que seja a causa é pró réu. Essa juíza não quer admitir que erro FEIO! Manter Thiago preso além de ser uma injustiça é um erro.

    ResponderExcluir
  11. Juízes tem que entender que não estão acima da verdade e se há dúvida por mínima que seja a causa é pró réu. Essa juíza não quer admitir que erro FEIO! Manter Thiago preso além de ser uma injustiça é um erro.

    ResponderExcluir
  12. A JUSTIÇA DOS HOMEM FALHA..MAIS A JUSTIÇA DIVINA JAMAIS FALHA...QUE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VCS....E COM THIAGO....SOMOS SEMPRE THIAGO ☝👍 A VITÓRIA E CERTA....... JUSTIÇA E LIBERDADE....

    ResponderExcluir
  13. Eu, Rosane Braga Brum, mãe de Thiago, cada vez mais indignada, revoltada com essa condenação do meu filho e ainda mais 10 anos é absurdo demais!!!!
    Estou com esperança q através deste Blog onde o Sr.Elder nos deu esse espaço, pois não consegue compactuar com injustiça e sindaxbem q existe pessoa q pensa assim que algum profissional competente possa nos ajudar, enxergando a covardia q,está sendo feita com meu filho posssa anular essa sentença e reverter esse absurdo, vemos aí com pessoas famosas q um juiz da uma sentença e vem outro juiz e retira e da outra sentenca anulada que não chegue esperar p chegar a segunda instância. Será q esse profissional vendo esse absurdo com o meu filho ninguém vai fazer nada. Pelo amor de Deus !!! Meu filho é inocente!!! Comprovado cientificamente!!!!
    SOCORROOOOOOO!!!!! Alguém competente na àrea faz alguma coisa p acreditar q justiça tb acontece p os menos favorecidos!!!!!!
    SOCORRO!!!!!!!!
    Família Brum pede justiça e liberdade p Thiago Brum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sra. Rosana eu e o Elder somos os responsáveis por este espaço e quero que saiba que somos solidários a essa causa e a sua dor como mãe. Temos falado com a nossa amiga Rosangela e quanto mais sabemos, mais entristecidos ficamos diante de tudo que vamos tomando conhecimento. Temos acompanhado o caso através da imprensa e queremos franquear esse espaço aqui também, para que ainda que pequena seja a nossa colaboração, possamos cooperar de alguma forma para que a justiça seja feita e a alegria renasça em vossos corações.
      Tem a nossa total solidariedade e apoio.
      Que Deus vos abençoe com forças, ânimo, coragem e que a vitória seja certa!

      Abraço!

      Excluir
  14. Li a matéria, assisti os vídeos e estou impressionada com a fragilidade dos "reconhecimentos" do acusado e com a negação dos seus direitos previstos na Constituição Federal. A família não deve se render diante dessa aparente INJUSTIÇA que está sendo feita a esse rapaz, deve buscar o cumprimento da lei, bem como a garantia dos seus direitos e lutar por JUSTIÇA! Esse não é o primeiro caso de erro judicial e nem será o último, portanto, deve-se exigir que seja feito justiça.
    Desejo força e ânimo à família e que Deus lhes conceda vitória!

    ResponderExcluir
  15. Acredito que esta promotora está com os dias de sua carreira contados e está tentando a qualquer custo sustentar o seu erro profissional às custas da vida e da liberdade de um inocente! Eu processaria essa mulher pela incompetência dela e a incapacidade de apurar os fatos honestamente! É revoltante ver pessoas que se sentem absolutas e senhoras da verdade em deferir sentenças!

    ResponderExcluir
  16. Que justiça é essa que prende e condena um INOCENTE e deixa os verdadeiros e poderosos bandidos soltos ou em prisão "domiciliar"? Esses que roubam MILHÕES e nada acontece com eles. Que país é esse? Mta vergonha de ser brasileira! Deus está conduzindo tudo, e da JUSTIÇA Dele, ninguém escapa.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.