About Me

BVO-news.jpg

É MUITO MAIS QUE O CULTO A UMA PERSONALIDADE, MAS A RECUPERAÇÃO DA NOSSA DEMOCRACIA



É muito mais que o culto a uma personalidade, mas a recuperação da nossa democracia

POR Luiz Henrique Gomes Moraes


Por mais que você goste ou não. Mesmo que não vá pelos maiores motivos, saiba que a vinda de Luís Inácio Lula a Campos dos Goytacazes é demonstração de luta e resistência contra o desmonte do Estado Social no Brasil.


O filósofo e professor de ética da Unicamp Roberto Romano, um grande crítico dos governos do PT e da figura do ex presidente vem alertando sobre a importância das caravanas organizadas pelo PT. Romano aponta que a ação política de Lula ao viajar pelo país mostra não só força política mas um contrapeso às contrarreformas aprovadas no governo Temer, reformas neoliberais, de venda do patrimônio público, solidez da corrupção dentro do Estado, insegurança jurídica, e fim da proteção jurídica dos trabalhadores.


Me oriento pelos conselhos de Roberto Romano. Sou profundo crítico dos graves erros do PT em treze anos de governo mas não pago de cego do castelo ao não enxergar o acesso a conhecimento e moradia, a segurança alimentar e hídrica, a segurança social como atividade de desenvolvimento económico e social.


Costumo falar com os chegados que a democracia faz bem ao nosso desenvolvimento. Democracia por mais que seja frágil tem a capacidade de garantir a redução das desigualdades sociais e regionais, de gênero e racial. Democracia é ter saúde, como dizia o saudoso Sérgio Arouca, isto é, para o homem ser liberto, ter liberdade é necessário que o Estado lhe garanta direitos como alimentação, previdência social, transporte de qualidade, educação pública, lazer, segurança, emprego decente, é um meio ambiente equilibrado.


Ulysses Guimarães exclamava que a cidadania do homem começa com o alfabeto, um salário justo que o sustente, lazer para seu descanso. Isso no momento de promulgar a Constituição cidadã de 1988.


Em 2007 o ministro Guido Mantega em rede nacional de rádio e TV anunciava um novo ciclo de Social Desenvolvimentismo no país com inclusão social e desenvolvimento econômico com justa distribuição de renda e geração de empregos.


Podemos ser críticos a Lula, o PT e toda esquerda. Creio que seja a oportunidade de mostrarmos força em defesa da democracia, da justiça social, contra o fascismo e destruição de nosso querido país e do nosso amado povo.


Vamos lá !





Luiz Henrique Gomes Moraes
Técnico administrativo da 
Universidade Estadual do Norte Fluminense

Postar um comentário

0 Comentários