About Me

BVO-news.jpg

CHEFE DO TRF PRESSIONA PELA CONDENAÇÃO DE LULA



247 – O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, disse, em entrevista ao jornalista Luiz Maklouf Carvalho, publicada no Estado de S. Paulo, que a sentença do juiz Sergio Moro que condena o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão “é tecnicamente irrepreensível, fez exame minucioso e irretocável da prova dos autos e vai entrar para a história do Brasil”.

Com isso, ele pressiona os três desembargadores que irão julgar os recursos do ex-presidente, mesmo sem integrar este grupo de juízes. Ao ser questionado se gostou da decisão, Thompson não titubeou. "Gostei, isso eu não vou negar", afirmou. "Se eu fosse integrante da Oitava Turma, e se estivesse, depois do exame dos autos, convencido de que a sentença foi justa, eu teria muita tranquilidade em confirmar."

Na entrevista, no entanto, ele não encontrou saídas para duas fragilidades da decisão: o fato de o triplex não ser de Lula e também a inexistência de conexão entre as reformas do apartamento e a Petrobras.

"Proprietário é o que está no registro de imóveis", disse ele, ao se referir à questão da titularidade do triplex, que está em nome da OAS e foi cedido à Caixa Econômica Federal.

Sobre a inexistência de vínculo com a Petrobras, ele fez uma afirmação que, em tese, inocentaria Lula. "O delito de corrupção passiva, e isso o Supremo decidiu desde o caso Collor, diz que precisa haver um ato de ofício que justifique a conduta praticada e o benefício recebido. Eu diria, e até já escrevi sobre isso, e por isso falo à vontade, que este ato de ofício, a meu juízo, precisa ser provado. Essa vai ser a grande questão".

Caso Lula seja condenado em segunda instância, mesmo sem provas, ele ficaria impedido de disputar as próximas eleições, mesmo sendo favorito em todas as pesquisas. Esta parece ser a grande aposta da direita e dos setores conservadores da sociedade, que ainda não encontraram um candidato capaz de enfrentá-lo.



Postar um comentário

0 Comentários