About Me

BVO-news.jpg

O SUCATEAMENTO DA UENF COMO DESMONTE DA POLÍTICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO BRASIL

Imagem: Reprodução


Por Luiz Henrique Gomes Moraes

A Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF - implementada no governo Brizola com assistência e concepção por Darcy Ribeiro, localiza-se na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Única universidade brasileira com 100% do corpo docente com doutorado e corpo técnico altamente qualificado vem sofrendo desde início do governo Pezão com cortes no orçamento para custeio de sua manutenção.

Seus funcionários sofrem com o atraso de salários (dois meses e o décimo terceiro), cortes nos auxílio alimentação e possibilidade da exclusão de direitos como o triênio e a licença-prêmio de 90 dias por parte do governo estadual e a possível votação do pacote de maldades na ALERJ.

Tanto o governo federal (Temer) quanto o estadual (Pezão) promovem o sucateamento da Ciência e Tecnologia no país e o caso da UENF é exemplar. A instituição funciona de maneira precária, executando determinados serviços de forma limitada devido a inexistente Vigilância patrimonial na universidade (isso mesmo a universidade está sem segurança), a limpeza e manutenção do campus são feitos de maneira limitada e as instalações internas começam a apresentar problemas não que não são resolvidos devido falta de recursos não repassados pelo governo estadual.

Desde novembro de 2016, os servidores técnico administrativos vem batalhando junto a outros servidores nas manifestações contra as políticas liberais de arrocho e austeridade promovidas pelos poderes executivo e legislativo com conivência do poder judiciário contra os serviços públicos e seu funcionalismo público.

O reitor Luís César Passoni alertou: “A política de estado mínimo, de hoje, promove o desmonte da educação superior pública com intuito de privatizar esta modalidade de ensino, como ocorreu com a educação pública básica nos anos 70, e hoje vemos o resultado desastroso de nossa educação básica onde força a população a procurar uma educação privada.” 


O artigo 218 da Constituição federal de 1988 põe a Ciência e Tecnologia como obrigação do Estado brasileiro:

Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. 

O sucateamento da UENF simboliza o desmonte da política de Ciência e Tecnologia, uma política séria e de soberania para uma nação como o Brasil que vem sendo destruída por entreguistas e destruidores da coisa pública.









Luiz Henrique Gomes Moraes - servidor público estadual e técnico administrativo da Universidade Estadual do Norte Fluminense











Postar um comentário

0 Comentários