Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. O SUCATEAMENTO DA UENF COMO DESMONTE DA POLÍTICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO BRASIL ~ Verdades Ocultas

sábado, 6 de maio de 2017

O SUCATEAMENTO DA UENF COMO DESMONTE DA POLÍTICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO BRASIL

Postado por: Fátima Miranda - 17:51:00

Compartilhar

& Curtir

Imagem: Reprodução


Por Luiz Henrique Gomes Moraes

A Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF - implementada no governo Brizola com assistência e concepção por Darcy Ribeiro, localiza-se na cidade de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. Única universidade brasileira com 100% do corpo docente com doutorado e corpo técnico altamente qualificado vem sofrendo desde início do governo Pezão com cortes no orçamento para custeio de sua manutenção.

Seus funcionários sofrem com o atraso de salários (dois meses e o décimo terceiro), cortes nos auxílio alimentação e possibilidade da exclusão de direitos como o triênio e a licença-prêmio de 90 dias por parte do governo estadual e a possível votação do pacote de maldades na ALERJ.

Tanto o governo federal (Temer) quanto o estadual (Pezão) promovem o sucateamento da Ciência e Tecnologia no país e o caso da UENF é exemplar. A instituição funciona de maneira precária, executando determinados serviços de forma limitada devido a inexistente Vigilância patrimonial na universidade (isso mesmo a universidade está sem segurança), a limpeza e manutenção do campus são feitos de maneira limitada e as instalações internas começam a apresentar problemas não que não são resolvidos devido falta de recursos não repassados pelo governo estadual.

Desde novembro de 2016, os servidores técnico administrativos vem batalhando junto a outros servidores nas manifestações contra as políticas liberais de arrocho e austeridade promovidas pelos poderes executivo e legislativo com conivência do poder judiciário contra os serviços públicos e seu funcionalismo público.

O reitor Luís César Passoni alertou: “A política de estado mínimo, de hoje, promove o desmonte da educação superior pública com intuito de privatizar esta modalidade de ensino, como ocorreu com a educação pública básica nos anos 70, e hoje vemos o resultado desastroso de nossa educação básica onde força a população a procurar uma educação privada.” 


O artigo 218 da Constituição federal de 1988 põe a Ciência e Tecnologia como obrigação do Estado brasileiro:

Art. 218. O Estado promoverá e incentivará o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. 

O sucateamento da UENF simboliza o desmonte da política de Ciência e Tecnologia, uma política séria e de soberania para uma nação como o Brasil que vem sendo destruída por entreguistas e destruidores da coisa pública.









Luiz Henrique Gomes Moraes - servidor público estadual e técnico administrativo da Universidade Estadual do Norte Fluminense











Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com