About Me

BVO-news.jpg

Morador de rua agredido por GCM em SP teve punho quebrado e ia começar em emprego



G1 - O morador de rua que foi agredido por um Guarda Civil Metropolitano, nesta quarta-feira (3), próximo ao Metrô Conceição, na Zona Sul da capital, teve o punho quebrado. Samir Ahamad, de 40 anos, começaria nesta quinta-feira (4) em um emprego de servente de pedreiro.
As agressões aconteceram durante uma operação da Prefeitura de São Paulo para recolher objetos deixados por moradores de rua. Toda a ação foi gravada por Marcos Hermanson, estudante de jornalismo que passava pelo local.
Samir foi agredido por Guarda Civil Metropolitano e teve punho fraturado (Foto: Reprodução/TV Globo)Samir foi agredido por Guarda Civil Metropolitano e teve punho fraturado (Foto: Reprodução/TV Globo)
Samir foi agredido por Guarda Civil Metropolitano e teve punho fraturado (Foto: Reprodução/TV Globo)
Samir foi detido e levado para o 35º Distrito Policial. Ao perceber que ele estava com dor, o delegado decidiu encaminhá-lo ao hospital e não ouvir seu depoimento. Ao voltar para a delegacia, o morador de rua já estava com o braço enfaixado. Segundo ele, serão 120 dias com gesso, além de uma cirurgia. Mas ele garante que isso não vai fazer com que ele desista do emprego. “Nunca! Porque eu tenho a minha vida ainda. A vida não para e tem que tocar ela para a frente.”
A esposa de Samir vive com ele na rua há oito anos e afirmou que os agentes levaram todos os pertences.
Pertences de Samir e sua esposa foram levados pela Prefeitura (Foto: Reprodução/TV Globo)Pertences de Samir e sua esposa foram levados pela Prefeitura (Foto: Reprodução/TV Globo)
Pertences de Samir e sua esposa foram levados pela Prefeitura (Foto: Reprodução/TV Globo)
Samir e a mulher foram acolhidos por padres da Pastoral da Rua, que encaminharam o casal para um centro de triagem da Prefeitura, onde eles passaram a noite. O delegado responsável pelo caso disse que vai anexar as imagens feitas pelo estudante ao inquérito. Ele deve investigar o GCM que agrediu Samir por abuso de autoridade e lesão corporal.
A corregedoria geral da Guarda Civil Metropolitana afirmou que vai apurar a conduta dos agentes e que eles serão afastados das atividades operacionais temporariamente. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Segurança Urbana disseram que a conduta dos Guardas Civis Metropolitanos envolvidos na abordagem não condiz com a política e com a orientação da Prefeitura de São Paulo. A Secretaria de Direitos Humanos vai acompanhar a investigação.

Agressões

Três funcionários da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo agrediram um morador de rua durante abordagem nas proximidades Metrô Conceição, na Zona Sul de São Paulo, nesta quarta-feira (3).
Guarda Civil Metropolitano agride e confisca tudo de um morador de rua
O vídeo feito por um estudante que passava pelo local na hora mostra a ação dos três guardas que encurralam o morador de rua na tentativa de abordagem. Um deles chega a passar a perna no rapaz, que cai no chão e pede aos GCMs que não levem seus pertences embora. "Não leva meus bagulhos, não. Eu não tenho nada".
Em nota, a Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana afirma que vai apurar a conduta dos agentes no procedimento, e que um deles será afastado. "Preliminar e temporariamente, o guarda envolvido diretamente na ocorrência será afastado das atividades operacionais."
O estudante de jornalismo Marcos Hermanson, que filmou a abordagem, acompanhou o morador. "Vim até o DP apresentar o vídeo para o delegado", disse Hermanson. Em seu relato no Facebook, ele afirmou: "Alguns agentes da Guarda Metropolitana tentavam remover os poucos pertences de um morador de rua: um colchão, alguns cobertores e um carrinho de supermercado, cuja nota fiscal o sujeito foi incapaz de apresentar".
Responsável pelos serviços de zeladoria, a Coordenação das Subprefeituras de São Paulo afirmou que está apurando o caso e que a regra é que a GCM não pode retirar os pertences dos moradores de rua.
Na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Eduardo Suplicy (PT) relatou a ação da GCM com moradores de rua nesta quarta-feira. "No ano passado, o prefeito Fernando Haddad baixou um decreto de como todos os servidores da Prefeitura, inclusive os GCMs, que são responsáveis por ações de zeladoria, que deveriam estar reforçando os moradores em situação de rua e não estar retirando os pertences", disse Suplicy.
"Se tivesse objetos grandes como carroças que atrapalhassem as vias, a Prefeitura se fosse levar deveria colocar um lacre naqueles objetos para os moradores em situação de rua pudessem comparecer ao local onde estariam armazenados os pertences para retirá los. Isso é algo que está desrespeitando inclusive a regra do governo federal de respeito a população em situação de rua."



Postar um comentário

0 Comentários