About Me

BVO-news.jpg

APÓS CONFLITOS NO MA, PRESIDENTE DA FUNAI É EXONERADO



247 - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Toninho Costa, foi exonerado do cargo por determinação do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. A portaria com a exoneração foi publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União. A demissão de Costa acontece em meio ao agravamento do conflito por territórios indígenas no país. No último final de semana 13 índios da etnia Gamela ficaram feridos em um conflito com fazendeiros no interior do Maranhão.

Costa já havia criticado publicamente o desmonte na Funai e disse que a situação "fugiu ao controle". Segundo ele, um corte de 44% no orçamento e a dificuldades com a "mão de obra escassa", além do grande número de processos, tornaram praticamente impossível atender todos os pedidos de demarcação

A exoneração de Costa já vinha sendo especulada ao longo da semana. O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, pasta a qual a Funai é subordinada, disse durante uma entrevista que a uma eventual saída do presidente da Funai seria decidida por meio de "coalização partidária, já que Costa havia sido nomeado para o cargo pelo PSC.

Postar um comentário

0 Comentários