About Me

BVO-news.jpg

AL JAZEERA QUESTIONA POR QUE MÍDIA BRASILEIRA IGNOROU A GREVE GERAL



247 - O canal árabe Al Jazeera publicou uma extensa reportagem questionando o silêncio da grande mídia brasileira em torno da greve geral contra as reformas trabalhista e previdenciária propostas pelo governo Michel Temer. Segundo a Al Jazeera, a cobertura da greve geral, que mobilizou mais de 30 milhões de brasileiros e paralisou serviços públicos, transportes e diversos setores da economia foi ignorada pela mídia tradicional brasileira, enquanto ganhava destaque em nível mundial.

A matéria destaca a diferença das coberturas entre a greve geral contra o governo Michel Temer e a que foi realizada durante o processo de impeachment da presidente deposta Dilma Rousseff, com destaque para a realizada pela TV Globo, que "possui uma presença dominante em todo o país".

Segundo a emissora, muitos críticos e analistas avaliam que esta diferença se dá porque parte da mídia "prefere Temer e seu programa de austeridade aos programas sociais de Dilma Rousseff e seu predecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva". Temer também estaria conseguindo apoio por meio de verbas crescentes de mídia junto aos veículos de comunicação. 

Veja a íntegra da matéria da Al Jazeera.


 

Brasil: Um protesto inconveniente para a mídia

Por que a greve do Brasil foi largamente ignorada pelos grandes meios de comunicação do país. Além disso, os desafios de relatar Chechnya.

No Posto de Ouvido desta semana: A greve geral do Brasil foi largamente ignorada pelos grandes meios de comunicação do país. Fazemos sentido do silêncio. Além disso, os desafios de relatar Chechnya. 


Brasil: Um protesto inconveniente para a mídia


Apesar de uma greve geral ter interrompido grande parte do Brasil , o movimento que protesta contra as reformas econômicas do presidente Michel Temer recebeu pouca simpatia dos principais players de mídia . Com grandes interesses empresariais por trás das políticas pró-mercado, a mídia brasileira deixa pouco espaço para a dissensão popular. 


Colaboradores: 
Vladimir Goitia, jornalista financeiro 
Joao Filho, jornalista, The Intercept Brasil 
Adriana Magalhães, assessor de imprensa da United Workers ' 
Central Joao Feres, analista de mídia



Postar um comentário

0 Comentários