About Me

BVO-news.jpg

Partido Trabalhista britânico faz sua mais enfática defesa do PT, Lula e Dilma desde o golpe



(Emily Thornberry, porta-voz do Labour Party. Crédito Foto: Newstatesman)
O Cafezinho recebeu, há pouco, uma importante nota de sua correspondente em Londres, que cobriu evento de lançamento de um crowdfunding em apoio ao presidente Lula.
Antes, porém, um ou dois comentários breves.
O partido trabalhista britânico (Labour Party) é a principal força de esquerda do país. Já governou o Reino Unido diversas vezes e tem grandes chances de voltar ao poder nas próximas eleições. Com uma diferença essencial em relação a seu próprio passado: o partido agora está sob liderança do deputado Jeremy Corbyn, atual líder da oposição no parlamento.
Corbyn representa os setores mais firmes da esquerda britânica, e sua vitória dentro do partido trabalhista tem um grande significado para todo o campo progressista europeu.
O evento foi realizado dentro da maior central sindical do Reino Unido, uma espécie de “CUT” britânica, que também tem prestado apoio crescente a Lula e ao PT.
A nossa correspondente em Londres, Mariana T.Noviello, antes de nos enviar a nota abaixo, fez o seguinte comentário:
“Miguel, foi o discurso mais contundente já feito, por uma liderança do Labour Party, em defesa do PT, do presidente Lula, da presidenta Dilma, e contra o governo Temer e suas reformas autoritárias e neoliberais.”
Um outro colega nosso está preparando os vídeos do evento.
***
Partido Trabalhista Britânico reforça laços políticos com o PT
Durante evento para o lançamento de crowdfunding internacional em apoio ao ex-presidente Lula, na sede da Confederação dos Sindicatos de Trabalhadores Britânicos (TUC) em Londres, Emily Thornberry, porta-voz do Partido Trabalhista (Labour Party) britânico declara solidariedade a Lula, Dilma e ao Partido “irmão”, o PT.
Durante sua fala, Thornberry afirmou que a Presidenta Dilma Rousseff foi removida do poder por ter exagerado a performance da política econômica Brasileira e se fôssemos remover políticos por esta razão, não sobrariam nenhum, nem o ex-ministro das finanças britânico, George Osborne.
Thornberry ainda disse que os Presidentes Lula e Dilma lideraram um processo de transformações inéditas do país, tirando dezenas de milhões da pobreza e consolidando o país como potência internacional respeitada, que seguramente teria lugar permanente no Conselho de Segurança de uma Nações Unidas ‘reformada’.
A Porta-voz para assuntos estrangeiros dos trabalhistas apoiou a posição de defesa de Dilma Rousseff, dizendo que no período de impeachment o mundo passava por um momento econômico difícil, onde os preços das commodities estavam em queda, o que tinha impactado muito a economia brasileira.
Afirmou também que a ‘austeridade’, política neoliberal em voga na Europa e no mundo, é uma escolha política e não um remédio certeiro, e questionou a lógica da PEC 55, sancionada por Temer, de congelar gastos sociais por vinte anos.
Citou ainda a remoção de uma presidenta honesta para ser substituída por políticos corruptos, e se disse preocupada com o Estado de Direito e a democracia no Brasil.
Finalmente, Emily ainda demonstrou muita tristeza que tudo isso tenha culminado na remoção de uma mulher presidente, democraticamente eleita.
O evento de crowdfunding internacional, organizado pelo núcleo do PT em Londres, ainda contou com a presença do Presidente da Confederação de Sindicatos Internacionais (CSI), João Felício, o representante de Direitos Humanos da CSI, Alex Praça, O Secretário de Relações Internacionais da TUC britânica, Owen Tudor e a Representante da Confederação de Sindicatos Europeus (CSE), seção de Trabalhadores em Educação, Christine Blower.
O Cafezinho irá publicar os vídeos do encontro em breve.
Fonte: ocafezinho

Postar um comentário

0 Comentários