About Me

BVO-news.jpg

“Cuidado! Seu vôo corre risco”, alertam trabalhadores da aviação, que vão parar



Os trabalhadores da aviação brasileira vivem sob constante estado de stress profissional resultado da precarização dos serviços gerados pelos inúmeros cortes financeiros, de direitos e de salários à que as categorias desse ramo são submetidas. Na aviação brasileira existem dois tipos de trabalhadores os aeronautas e os aeroviários. Que são definidos da seguinte maneira, de acordo com suas funções: as empresas de navegação aérea e de administração de aeroportos têm funções principais e auxiliares.
Os componentes das tripulações são os aeronautas e as demais atividades são executadas pelos auxiliares. As funções auxiliares, por estarem inseridas na atividade-meio das empresas aéreas e de administração dos aeroportos, podem ser terceirizadas, na forma da Súmula 331, do TST, portanto, aqueles que prestam serviços auxiliares de transporte aéreo, sejam empregados de empresa aérea, sejam empregados de empresa prestadora de serviços, são considerados aeroviários.
Todos esses trabalhadores estão discutindo as lutas contra os ataques dos poderosos patrões da aviação nacional e internacional amparados nas medidas do governo golpista brasileiro.
Na próxima segunda-feira dia 24/04 os aeronautas realizarão assembleia para deliberar sobre a adesão da categoria à greve geral no dia 28 de abril, contra a reforma da trabalhista, da previdência e a terceirização irrestrita. A informação é do Sindicato Nacional dos Aeronautas, divulgando que assembleias serão realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.
Já os Dirigentes do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos (Sindigru) participaram na quarta 19 de abril, na Câmara dos vereadores de Guarulhos, de audiência pública para debater o trabalho análogo à escravidão e a precarização da mão de obra, enquanto os lucros das companhias aéreas continuam a aumentar. A  audiência foi promovida pelo vereador e presidente da Comissão de Estudos Especiais sobre precarização do trabalho de Guarulhos, Maurício Brinquinho do PT. Na audiência foi apresentada a campanha de denúncias que vem sendo realizada no aeroporto internacional de Guarulhos e em muitos aeroportos pelo país, com a intenção de alertar os passageiros sobre a precarização do trabalho dos mecânicos (aeroviários) de aeronave, assim como o risco que milhares de pessoas usuárias do transporte aéreo brasileiro estão correndo, com a entrega de panfletos elaborada pela Frente Nacional para Manutenção da Aviação Segura(FNMAS), com o slogan: “Cuidado! Seu vôo corre risco”.
Um dado alarmante do levantamento aponta que a grande maioria dos trabalhadores terceirizados desempenha as atividades-fim da companhia aérea, ou seja, trabalham no mesmo ambiente dos efetivos e recebem em média 40% do salário de um trabalhador efetivo. Além disso, os terceirizados estão expostos a jornadas de trabalho maiores, que consequentemente tem causado adoecimento da mão de obra.
O presidente do Sindigru, Rodrigo Maciel denunciou: “Nós temos condições precárias que atingem os trabalhadores, mas, infelizmente, só com greve que atingimos resultados. A administradora do aeroporto cria barreiras para que ninguém verifique o que está acontecendo, mas não vamos nos calar diante dos fatos que atingem os aeroviários”.
Frente aos ataques que se aprofundarão contra todos os trabalhadores do país e também aos aeronautas e aeroviários brasileiros é vital a paralisação de todos esses serviços dia 28 de abril, paralisando também a aviação brasileira, para mostrar aos golpistas que seus golpes “Não Passarão!”

Postar um comentário

0 Comentários