Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. PERVERSIDADE DA MÍDIA E A SOCIEDADE INGÊNUA ~ Verdades Ocultas

terça-feira, 7 de março de 2017

PERVERSIDADE DA MÍDIA E A SOCIEDADE INGÊNUA

Postado por: Fátima Miranda - 13:31:00

Compartilhar

& Curtir



Originalmente publicado no blog do Auler


Ilustração retirada do site Jornal da Besta Fubana, no artigo do goiano Braga Horta: “A geração de idiotas está chegando”.

Apenas transcrevo, com a devida autorização do autor, mais um belíssimo artigo do professor Afranio Silva Jardim, que nos leva a uma reflexão do risco que estamos correndo. Resta saber o que e como fazer, para não nos tornarmos “uma sociedade de idiotas, por várias gerações ainda”?

Na busca de ilustração para esta postagem, encontrei o site Jornal da Besta Fubana, onde, coincidentemente, um artigo do goiano Braga Horta fala sobre o mesmo tema, mas em outra abordagem: A geração de idiotas está chegando. Neste artigo, Horta afirma:

“(…) já estamos aptos a gerar uma geração de patetas. A dúvida é se eles já chegaram ou ainda estão para vir. Quero dizer: não sabemos se nossas crianças já estão emburrecidas ou se estão sendo preparadas para, em poucos anos, serem adultos pouco inteligentes, mas no passo que a coisa vai essa é a perspectiva”. Ao final, o autor sugere a sua resposta para uma parte da questão:

“(…) É o que se avizinha e que temos a obrigação de impedir que aconteça. Para que essas crianças possam manter-se em níveis de inteligência, capacidade, ética, honestidade, moralidade e criatividade semelhantes aos nossos será necessário que adotemos sérias providências para que elas voltem a, como nós, terem um nível satisfatório de contato social, ao invés de isolarem-se em si mesmos, como vem acontecendo! Só assim o destino previsto pela sentença de que está por vir uma geração de idiotas poderá ser evitado”. Uma questão, no mínimo controversa.

Perversidade da mídia e a sociedade ingênua

Afranio Silva Jardim (*)


Se aprofundarmos a nossa reflexão, vamos constatar algo bastante perverso e preocupante.

A grande imprensa, além de (de)formar a opinião pública, depois passa a dar publicidade daquilo que lhe interessa dizer qual seria a opinião pública, criando um círculo vicioso. Sem qualquer pesquisa séria ou científica, a mídia nos diz como pensamos, segundo seu desejo.

Em outras palavras, a mídia nos diz como devemos pensar e depois nos diz, cinicamente, como pensamos (ou melhor, como ela quer nos fazer acreditar de como pensamos). Trata-se de “propaganda da propaganda”…

Vale dizer, se não “pegar” em um primeiro momento, vai “pegar” no segundo. Ficamos acreditando que este é o pensamento dominante. Como diz o povo, “está tudo dominado”.

Desta forma, ficam acuados os poderes da república, mormente o Poder Judiciário.

Desta forma, a população acaba absorvendo a ideologia dos grandes grupos econômicos, que se fazem presentes na grande imprensa e “sequestraram” a nossa frágil democracia.

Alienado – ilustração copiada de: http://kmtvfilosofia.blogspot.com.br/2014/10/lazer-alienado.html

Consciência crítica não interessa a quem tem o poder social. Eles precisam de consciências ingênuas que acreditam em tudo o que veem na perniciosa “telinha da televisão”. Por isso, alguns trabalhadores estão favoráveis às reformas trabalhistas e da previdência social, sem notar o quanto vão perder em termos de bem estar social.

Trata-se do conhecido fenômeno de o dominado absorver a ideologia do dominante.

Para distrair o povo e lhe tirar a consciência de sua triste realidade, a televisão privilegia a ficção, através de infindável série de novelas, todas trazendo “valores” que fazem as pessoas cultuar atores e “famosos”. Os pobres não sabem porque são pobres, apenas querem ficar ricos…

Enfim, ou se faz alguma coisa, pelo menos, a médio prazo, ou vamos ter uma sociedade de idiotas, por várias gerações ainda.

(*) Afranio Silva Jardim, Procurador de Justiça aposentado, professor associado de Direito da UERJ, Mestre e Livre-Docente em Direito Processual Penal (UERJ).






Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com