About Me

BVO-news.jpg

A mentira da propaganda de Temer sobre a transposição do rio São Francisco


Entrevistamos um dos personagens do comercial do golpista. Ele fala da revolução que Lula promoveu em sua vida e de sua família e em sua cidade, Monteiro, na Paraíba. É o Brasil que Temer não quis mostrar


Conheça um dos personagens da propaganda de Temer sobre a Transposição do Rio São Francisco


José Bonifácio Gomes, proprietário do restaurante “Meia Pataca”, é um dos personagens da propaganda institucional do Governo Temer veiculada este mês. A propaganda afirma, entre outras coisas, que nos últimos dez meses a obra de transposição do Rio São Francisco “acelerou”, induzindo quem assiste o filme publicitário a acreditar que a transposição ganhou velocidade agora.


Enganam as pessoas, assim como tentou fazer Aécio durante a campanha eleitoral, a acreditar que era uma farsa a transposição e outras políticas públicas dos governos Lula e Dilma. Pior: vendem a falácia que o povo do sertão brasileiro acredita nessa história. Uma mentira sem tamanho.

A família Gomes é uma típica família de comerciantes da região do Cariri na Paraíba, como eles mesmos se definem.

A matriarca da família, a senhora Irene Celina Gomes, uma professora extrovertida e sorridente que conta uma história por minuto, relata a emoção de ter todos os filhos na universidade. “Sempre disse que a educação é a maior herança que a gente tem. Era muito difícil estudar, mas Lula tornou tudo mais fácil. Veio um Campus da universidade Federal para Monteiro. Meus filhos estudaram pertinho de mim”.

O senhor José Bonifácio Gomes, que participou da peça publicitária do governo Temer, afirma que, para além da transposição do Rio São Francisco, o impacto do bolsa família na região foi algo extraordinário. “Antes era um sofrimento, quando a safra não acontecia muita gente ia para capital ficar pedindo dinheiro. O bolsa família deu dignidade, e movimentou o comércio. Foi uma revolução. Além disso o seguro safra deu a tranquilidade para quem perdia a colheita”. E o responsável por tudo isso? Ele não tem dúvida: “Lula é o pai da transposição e de muitas outras coisas por aqui. O novo governo fez a obrigação dele, que foi inaugurar a obra, mas quem tirou do papel foi Lula. A gente deve muito a ele”. Senhor José estava com o olho marejado: ‘’é o suor meu filho”, disfarça emocionado.

O filho do casal, José Augusto Gomes Neto, é a prova viva de que a sorte é o encontro da competência com a oportunidade. Desde menino sempre ouviu dos pais que deveria estudar, que teria oportunidade. Não esperava que tantas. Cursou tecnologia e edificação de edifícios, na universidade Federal da Paraíba, em sua própria cidade, Monteiro. “Foi uma honra estudar aqui, pertinho de casa, podendo ajudar em casa e no nosso comércio. Minha mãe se esforçou muito para que eu estudasse inglês, levava eu e minha irmã pra Campina Grande, a duas horas meia daqui. Foi um esforço, mas sabia que valeria a pena. Durante o curso de engenharia surgiu o programa “Ciências sem fronteiras”. Eu era o único que falava inglês, fui estudar na cidade de Windsor, no Canadá. Dilma criou esse programa e eu estava preparado para oportunidade. Foi uma experiência única. Maravilhosa. O diretor da faculdade falava para todo mundo: façam como o Zé, estudem inglês também que terão chance”. Hoje é doutorando e sonha em trazer tecnologia barata de construção, estuda o uso do bambu, para sua própria cidade.

A Dona Irene e o senhor José Bonifácio ainda foram atendidos pelo programa “Brasil sorridente”, criado pelo governo Lula e que levou atendimento odontológico para o interior do Brasil. “Nós fizemos até implante, que custaria mais de vinte mil reais, uma riqueza poder sorrir. E quem criou também foi Lula. Muita gente aqui não conhecia o programa, então não tinha nem fila, os dentistas são uma maravilha de educação e tratam a gente muito bem. Espero que continue ”.

Existe um Brasil, que a propaganda de Temer não conseguiu mostrar, e a grande imprensa insiste em esconder: é um Brasil que sonhou a ideia de viver com mais dignidade, onde havia fome e seca, passou a existir comida e esperança. Este Brasil abraça Lula e Dilma. Pena que parte importante do Sul e sudeste do Brasil não tenham a menor ideia do que se passa no Cariri paraibano, no sertão pernambucano, ou em todo árido do Nordeste, que, mesmo apreensivo pelas ações do governo Temer, respira o sonho de que tudo será melhor.



Postar um comentário

1 Comentários

  1. De 11 a 22 de dezembro de 2016, fiz uma viagem de moto, de Vitória-ES até Cabrobó-PE, seguindo ao lado do Rio São Francisco, passando pela Bahia, com o objetivo de conhecer e constatar o projeto de Transposição do RSF. Vi desvios em Jaíba-MG, para a produção de frutas para exportação, Bom Jesus da Lapa e Sobradinho-BA, Petrolina e Sta Maria da Boa Vista-PE, mas a Transposição em Cabrobó-PE é uma obra incrível e só foi possível porque LULA teve a sensibilidade da real necessidade da água para o nordeste.
    Se alguém quer fazer uma crítica, vá até lá e terá uma surpresa inesquecível.
    E uma última coisa, FORA TEMER!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.