About Me

BVO-news.jpg

GILBERTO TEME CONDENAÇÃO DE LULA E DIZ QUE PT DEVE ABRIR A CABEÇA PARA CIRO



247 - Para o ex-ministro Gilberto Carvalho, amigo próximo de Lula e seu chefe de gabinete nos dois mandatos, diante do sucesso do ex-presidente nas pesquisas eleitorais, a equipe da operação Lava Jato tentará condená-lo como forma de impedir sua candidatura. Carvalho afirma que a expectativa do petista e de seus aliados é que Lula seja condenado nos processos a que responde na Lava-Jato na primeira instância. O ex-ministro, no entanto, avalia que a popularidade do ex-presidente pode contribuir para reverter essa tendência no segundo grau. O ex-ministro diz que não há plano B, mas reconhece que, caso a candidatura de Lula seja inviabilizada, é preciso trabalhar com alternativas. "Sou simpático a uma alternativa Ciro Gomes", disse.

As informações são de reportagem do Valor. 

"Para preservar esse potencial de votos e alta popularidade, Carvalho explica que Lula está disposto a percorrer o país, a fim de reforçar os laços com a militância de base e a população mais pobre. Em outra frente, o ex-presidente articula um programa econômico, com a ressalva de que não poderá ser o mesmo de 2003. O ex-ministro admite que um ajuste fiscal seria necessário, mas observa que a ex-presidente Dilma Rousseff poderia ter feito de forma mais suave, se tivesse o Congresso ao seu lado.

O primeiro passo para viabilizar essa estratégia, na visão de Carvalho, seria Lula concordar em assumir a presidência do PT, ponderando que será muito difícil a reconstrução do partido. Defende que Lula assuma as rédeas do PT, em primeiro lugar, porque precisa de uma sigla forte para se candidatar. Um nome da esquerda petista - o mais cotado, atualmente, é o senador Lindbergh Farias (RJ), - não teria a força suficiente para resgatar a história do partido. O amigo do ex-presidente revela que essa era a avaliação de esposa de Lula, Marisa Letícia, morta no início deste mês, que estimulava que o ex-presidente aceitasse a missão. Carvalho enfatiza ainda que o ex-presidente é o único nome atualmente capaz de unificar o PT e de devolver a 'mística' e o 'entusiasmo, de reacender a militância."

Sobre um eventual apoio a Ciro Gomes:

"O Ciro é um cara que ao longo desses anos teve os seus problemas, o seu jeito às vezes um pouco excessivo de expressão, mas tem uma coisa fundamental: ele foi fiel ao nosso projeto o tempo todo. Nos tempos das duras provações foi um dos caras mais corajosos. Isso valeu no tempo do mensalão, do impeachment. Um outro nome que tem a minha admiração é o [Roberto] Requião. Ele tem suas idiossincrasias, mas é corajoso, merece muito nossa consideração."

Postar um comentário

0 Comentários