Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. FOLHA COBRA DE FACHIN FIM DA BLINDAGEM A AÉCIO E AO PSDB ~ Verdades Ocultas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

FOLHA COBRA DE FACHIN FIM DA BLINDAGEM A AÉCIO E AO PSDB

Postado por: Fátima Miranda - 05:44:00

Compartilhar

& Curtir


247 – Ao contrário do grupo Globo, que fingiu não ver as denúncias da Odebrecht contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), articulador do golpe de 2016, a Folha de S. Paulo cobrou do ministro Luiz Fachin, novo relator da Lava Jato, em editorial, a punição ao presidente do PSDB. Confira:

O sorriso de Têmis

A escolha de Luiz Edson Fachin para a relatoria dos processos relativos à Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal traz consigo a expectativa de que se mantenham os padrões de rigor e isenção que vinham caracterizando a atividade do seu antecessor, Teori Zavascki, morto tragicamente no começo deste ano.

Realizada por sorteio eletrônico —após tortuosa e nada consensual discussão sobre os procedimentos regimentais adequados ao caso—, a substituição bem ou mal parece aplacar as inquietações mais insistentes da opinião pública.

Estas incidiam sobre os nomes de outros possíveis indicados para a função, seja por sua presumida simpatia pelo lulismo, seja pela veemência com que têm enunciado publicamente opiniões no sentido oposto.

O critério para a escolha do relator suscitou dúvidas inevitáveis. Caberia esperar pela indicação de novo integrante da Corte pelo presidente da República? Como evitar, nessa hipótese, desconfianças gerais quanto à isenção de um magistrado a quem cumpre decidir pelo destino do processo?

Por decisão heterodoxa da presidente do STF, Cármen Lúcia, buscou-se um nome dentre os que já compunham a turma encarregada de julgar o caso, para a qual Fachin transferiu-se na mesma manhã do sorteio —que os antigos gregos, sem dúvida, diriam ter contado com o sorriso cúmplice de Têmis, a visionária deusa da Justiça.

A discrição habitual do escolhido reafirma a importância de que magistrados restrinjam os seus pronunciamentos ao perímetro das solicitações processuais, norma que Teori, mas nem todos os seus colegas, costumava seguir.

Será difícil exagerar o alcance político e o potencial explosivo associado à relatoria agora assumida por Fachin, tanto mais depois da recente homologação das delações premiadas dos executivos da construtora Odebrecht.

Ainda nesta quinta-feira (2), esta Folha noticiou que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi acusado por um dos executivos da empresa Odebrecht de envolvimento em fraude na licitação das obras de sua Cidade Administrativa.

Trata-se de depoimento, não de prova, mas nem por isso o impacto de episódios do gênero sobre o mundo partidário deixa de ser devastador. Tendo de início vitimado nomes do PT e do PMDB, a Lava Jato aproxima-se de líderes tucanos e de outras legendas, cujos contratos com empreiteiras no plano estadual clamam por detido exame.

O combate à corrupção prossegue, portanto, em frentes novas e antigas —e ao ministro Fachin cumpre levá-lo adiante com celeridade e sem preferências ideológicas.

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com