Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. A importância da perícia particular na investigação de casos ~ Verdades Ocultas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A importância da perícia particular na investigação de casos

Postado por: Elder Pereira - 17:05:00

Compartilhar

& Curtir



“Não se pode imaginar persecução de verdade real sem bem analisar os fatos, de forma científica e revestida de certezas inabaláveis. Eis o papel das perícias”
A contratação de um Perito Particular ou Assistente Técnico vem sendo no Brasil uma ferramenta de grande ajuda na elucidação de casos dentro dos processos judiciais e extrajudiciais, ou seja, na fase do inquérito policial, fundamentalmente pelos novos elementos de prova científicos e sólidos aportados pelos forenses neste sentido. Um claro exemplo do que estamos falando são os casos desarquivados justamente pelos resultados das investigações forenses particulares que aportaram novos e sustentados pontos de vista, deixando em alguns casos exposta a fragilidade da pericia oficial em algumas cidades.
Tem sido cada vez mais freqüente a iniciativa do cidadão comum contratar profissionais qualificados e competentes para que acompanhem os trabalhos do Perito do Juiz ou para que analisem indiretamente o local do crime e as pericias apresentadas e produzam novas provas ou introduzam uma nova hipótese, ampliando desta forma o panorama criminal.
Neste sentido, a perícia desempenha um papel fundamental e transcendental no auxílio processual não apenas penal, disso não há duvidas, já que auxilia também todos os ramos do Direito. A função da perícia não é postular em favor de nenhuma das partes, não é acusar, como muitos acreditam, nem muito menos inocentar. O papel primordial da perícia é, de forma imparcial, verificar o fato. Muito mais que satisfazer interesses particulares, a pericia visa satisfazer os interesses da justiça e da verdade real, vindo ao auxilio da formação da convicção do Juiz.
Neste patamar, a investigação forense cresceu e se desenvolveu e bem feita será capaz de trazer dados e fatos indispensáveis à solução da causa criminal ou civil: delimitará o nexo causal entre a lesão e o evento letal, diferenciando um homicídio de um suicídio, por exemplo.
O Assistente Técnico como também é chamado, tem duas funções claramente definidas: na fase pré-judicial do processo, atua na detecção de erros ocorridos em exames periciais anteriormente apresentados, por outra parte na fase judicial, sua função é o acompanhamento e orientação de exames periciais que venham a se realizar, apontando e identificando eventuais erros, assim como ajuda na elaboração de quesitos, ponta pé para poder chegar aos resultados esperados dentro de um processo.
Portanto, torna-se recomendável e oportuno que o advogado que ingresse com uma ação nas esferas administrativas ou judiciais, tenha sempre a preocupação de munir-se de elementos (provas) e informações técnicas capazes de justificar suas alegações e demais elementos indicados nos Autos, por meio do Parecer Técnico Pericial, ou seja, estudo de caráter estritamente científico, emitido por profissionais independentes, devidamente habilitados, garantindo e propiciando assim o máximo de segurança técnica ao seu cliente na reunião de todas as informações e provas possíveis para a formulação da petição inicial, ajuizamento da ação e conseqüentes argumentações jurídicas.

Perito Judicial

Licenciado em Criminalistica e Criminologia. Ex Consultor do PNUD/ONU. Perito Judicial de Santa Catarina. Diretor de Forensic Consultoria www.consultoriapericial.com
Fonte: JusBrasil

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Elder Pereira

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

2 comentários:

  1. Agradeço muito a publicação do meu artigo, espero tenha contribuido para entender mais o papel da pericia particular e do assistente técnico.

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto Meza Niella, na verdade quem agradece somos nós do Blog, o seu artigo com certeza irá contribuir em muito para aqueles que lidam nessa área e para aqueles que precisam conhecer mais esse valioso trabalho. Editei a publicação inserindo na parte final, tal está no JusBrasil, seus dados e contatos. Seja sempre bem vindo quando quiser publicar artigos da sua lavra. Obrigado!

    ResponderExcluir

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com