Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. Os intelectuais ~ Verdades Ocultas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Os intelectuais

Postado por: Fátima Miranda - 15:13:00

Compartilhar

& Curtir


De Estação Sul Minas - Gostaria de escrever sobre filosofia e educação. No entanto, as questões políticas têm cotidianamente ocupado minhas preocupações. A cada dia são frases e postura que chocam minha modesta cosmovisão e me levam, contra minha vontade, a ficar um tanto pessimista em relação ao futuro de nossas crianças e adolescentes.

A questão mais dolorosa e danosa que uma pessoa pode fazer a outra é aniquilar a sua esperança. Esta é uma virtude mediante a qual se toca o futuro. Infelizmente, a matança nos presídios, denominada de “acidente” pelo Presidente da República e, sobretudo, o vínculo entre o crime organizado e a política, tal como noticiado em Manaus, me fazem suspeitar de que isso é, apenas, a ponta de um grande iceberg no agitado mar de nossa história contemporânea.

Geralmente, me pego pensando em nossa gente, que se encontra irritada no trânsito, em casa e no trabalho; buscando freneticamente satisfazer desejos despertados pelo capitalismo, conectados com os distantes e longe dos próximos. E me pergunto: como estimular um pensamento reflexivo e reagir contra essa onda que a todos envolve sem piedade.

Aqui me lembro das reflexões de Antônio Gramsci (1891-1937), um italiano de baixa estatura física, condenado à prisão, vítima da agressividade fascista, tem muito a ensinar sobre a formação de lideranças e, consequentemente, o resgate da esperança. Suas ideias estão na obra “Cadernos da Prisão”.

Ele nos chama a atenção sobre a questão do papel organizativo que cumprem os intelectuais. Toda pessoa pode ser um intelectual. O intelectual é o dirigente da sociedade. Um cabo do exército, embora analfabeto, segundo Gramsci, é um intelectual, porque dirige os soldados; intelectual é também um chefe das ligas de assalariados agrícolas, ainda que analfabeto, como eram muitos deles na época de Gramsci, porque organiza os trabalhadores, dirige-os e educa-os. O intelectual é um organizador, diretor e educador.

O que percebo é que há um desânimo e, até mesmo, ausência de intelectuais ( no sentido gransciano). Sem eles, a esperança se definha, deixando a passagem livre para a barbárie! O que está ocorrendo em nossos presídios, na politica desse país e no comportamento agressivo de muitos é um indicativo da proximidade da barbárie e da urgente necessidade de nos organizarmos para, pelo menos, resgatar nossa esperança.

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com