Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. JANOT ENTRA NA DISPUTA DO COMANDO DA LAVA JATO ~ Verdades Ocultas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

JANOT ENTRA NA DISPUTA DO COMANDO DA LAVA JATO

Postado por: Fátima Miranda - 16:43:00

Compartilhar

& Curtir



247 - Ao visitar nesta segunda-feira 23 a presidente do STF, Cármen Lúcia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrou na mal dissimulada disputa sobre a sucessão na relatoria da Lava Jato no STF. Nenhum dos dois falou sobre o que conversaram no encontro que Janot chamou de “visita de condolências”. Atrasadas ou reiteradas, certamente, pois ele estava no velório de Teori em Porto Alegre e lá externou seus pêsames à família e aos integrantes do STF.

Na quinta-feira, quando o avião que levava Teori e mais quatro passageiros caiu no mar, Janot estava na Suíça, tratando do acordo de cooperação para a investigação de mais contas secretas no país que já lavou mais branco quando, e que vem sendo obstaculizado pelo governo Temer. Suspendeu a agenda e voltou para o enterro. Obviamente ele foi tratar com Cármen Lúcia da substituição de Teori na relatoria. Ele tem a prerrogativa de pedir oficialmente ao STF que redistribua os processos ou indique novo relator e deve ter-se inteirado de que Cármen Lúcia, já inclinada a tomar esta decisão, não gostaria de ser atropelada por um pedido seu, dando a impressão de que o STF agiu a reboque do Ministério Público para evitar que a relatoria sobre para o ministro que Temer indicará para a vaga aberta com a morte de Teori. Por ora, jogarão juntos, tudo indica.

Certo é que ele e a presidente do STF convergem no sentido de que o STF não pode deixar a relatoria de Teori ser herdada por um nome indicado de Temer e aprovado pelo Senado onde muitos são investigados. Por isso mesmo ele não a constrangeu (ainda) com um pedido formal para que os processos sejam redistribuídos ou novo relator seja sorteado. Mas visitando Cármen, avisou que está na disputa sobre o futuro da relatoria.

Nesta disputa, valer recordar algumas posições:

1) A maioria dos ministros do STF é contrária a que a própria presidente homologue a delação da Odebrecht.

2) Divididos quanto ao quê fazer, a maioria prefere a escolha de novo relator, por sorteio, entre os integrantes da segunda turma com a transferência de um ministro da primeira turma para preencher a vaga aberta na segunda com a morte de Teori. Há torcidas por Celso de Mello e Luiz Edson Fachin, que é da primeira turma. Mas, se houver o sorteio eletrônico, pode sobrar também para Gilmar Mendes, o amigo de Temer, para Lewandoski ou Dias Toffoli.

3) A Associaçáo dos Juizes para a Democracia, conforme blog de Fausto Macedo no Estadão, lançou nota defendendo que a escolha de um novo ministro para o STF só ocorra depois do julgamento da chapa Dilma-Temer pelo STF. Ou seja, externou claramente sua desconfiança em relação à escolha presidencial.

4) A professora Eloisa Machado acha que o regimento deve ser cumprido ao pé da letra: o relator deve ser o novo ministro. Temer que assuma a responsabilidade de indicar alguém acima de qualquer suspeita. Se o país não confia na escolha do presidente da República, que ele seja investigado, diz ela.

5) O líder do PMDB no Senado, e provável futuro presidente da Casa, promete aprovar em curso prazo o nome do indicado por Temer.

6) Quanto a Janot, certo apenas é que ele não quer a Lava Jato sob a batuta de um ministro indicado por Temer. Qualquer que seja fórmula preferida, agora ele entrou no jogo. Mas, como os outros, evitando dizer claramente o que pensa. Estão todos jogando pôquer.

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com