Damos as boas vindas e agradecemos a todos pela visita a este espaço. Fiquem à vontade para acompanhar ao máximo todas as notícias e informações divulgadas e aproveitem para assistir AO VIVO a TV Justiça, TV Senado e a TV Câmara. ** We like welcome and thank you all for visiting this space. Feel free to follow the maximum all published news and INFORMATION To Watch and enjoy LIVE TV Justice, Senate TV and TV camera. JANOT DEVE PEDIR SUSPENSÃO DO SIGILO SOBRE DELAÇÕES HOMOLOGADAS ~ Verdades Ocultas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

JANOT DEVE PEDIR SUSPENSÃO DO SIGILO SOBRE DELAÇÕES HOMOLOGADAS

Postado por: Fátima Miranda - 09:33:00

Compartilhar

& Curtir



247 - Depois de receber o documento do Supremo Tribunal Federal com a homologação, pela ministra Cármen Lúcia, das delações dos 77 executivos da Odebrecht - o que deve acontecer ainda hoje - o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve pedir ao STF o levantamento do sigilo sobre as delações, que foi mantido pela ministra. Ele poderá fazer a solicitação a ela mesma, mas fontes da PGR acham que o ideal será apresentar o pedido ao novo relator da Lava Jato, decisão que acontecerá a partir de quarta-feira, quando acaba o recesso do judiciário. A fórmula para escolha ainda não foi decidida. A repercussão altamente negativa da manutenção do sigilo, mantendo ocultos os nomes das autoridades citadas pelos delatores como beneficiários de recursos da empreiteira que literalmente comprou a elite política do país - entre os quais inclui-se Michel Temer e alguns de seus ministros - deve pesar na avaliação do pedido pelo Supremo.

Janot já havia anunciado, em dezembro, que faria o pedido ao então relator Teori Zavascki para evitar vazamentos pelos quais o Ministério Público poderia ser responsabilizado. Nestes quase três anos de Lava Jato firmou-se uma tradição que não deve mudar agora, se o sigilo for mantido: após a homologação de cada delação, espocavam vazamentos, mas selecionados e dirigidos a alvos políticos específicos. Na primeira fase, e especialmente antes do golpe, os vazamentos miravam petistas ou figuras ligadas ao governo Dilma, numa estratégia para erodir a aprovação ao governo e adubar os protestos pró-impeachment. Agora, até onde se sabe, o chumbo mais grosso da Odebrecht deve atingir figuras do PMDB e do PSDB, embora vá ter bala acertando figuras de todos o espectro partidário.

O próprio Teori, nas vésperas de sua morte, quando se reuniu com sua equipe de auxiliares e preparou o cronograma de tomada dos depoimentos para confirmar a natureza espontânea das delações (o que foi feito na semana passada, sob as ordens de Cármen Lúcia) manifestou a intenção de levantar o sigilo e divulgar o inteiro teor dos depoimentos no início de fevereiro, logo que homologasse as delações.

A ministra Cármen Lúcia, entretanto, optou por deixar a tarefa para o novo relator, o que trouxe alívio ao Governo Temer: quando os depoimentos forem conhecidos, deve ocorrer a grande tempestade política que promete abalar seus pilares. Não tendo ocorrido hoje, o governo ganhou tempo pelo menos para garantir, na quarta-feira, a eleição de aliados para a presidência da Câmara (Rodrigo Maia) e do Senado (Eunício Oliveira), o que lhe permitirá continuar manobrando o Congresso e até se preparar melhor para enfrentar a borrasca que virá quando for levantado o véu mantido hoje sobre as delações. Já sabemos que Temer foi citado 43 vezes na delação de Claudio Mello Filho, diretor de relações institucionais da Odebrecht e na do próprio Marcelo Odebrecht. Mas ele aparecerá também na de Benedito Júnior, que fala de um jantar, em 2010, entre ele, Moreira Franco, Eduardo Cunha e Temer. Assunto, facilidades na Caixa Econômica Federal para a empreiteira. que nunca deixou de remunerar seus facilitadores. 

A preservação do sigilo, pelo menos por ora, já foi um ganho do governo com a morte de Teori. Como bem previu o ministro Eliseu Padilha: “com a morte, ganhamos algum tempo em relação às delações”.

Postado Por: VERDADES OCULTAS/ Fátima Miranda

RESPEITAMOS A DEMOCRACIA! "Democracia é oportunizar a todos o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, depende de cada um." Fernando Sabino

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Verdades Ocultas

Direitos reservados a VERDADES OCULTAS - Hidden Truths News - Personalização/Arte digital FMS Artes Gráficas WhatsApp 71-99291.6634. http://www.templatezy.com