About Me

BVO-news.jpg

CASO THIAGO BRUM II - Porque a justiça não é igual para todos? - Por Elder Pereira



Numa semana turbulenta para a família desse jovem, que fora condenado por um crime que a família insiste e continua a dizer que o mesmo não cometeu eu trago novamente, e tantas vezes forem necessárias esse tema instigante que tanto tem nos entristecido nos últimos dias. Existe um clamor, como ser humano, não posso ficar indiferente a ele.

É difícil dissertar sobre esse caso específico sem se emocionar, sem se imaginar no lugar desse jovem e de sua família, sem dar vazão aos nossos sentimentos de indignação e de justiça. Existem algumas coisas na vida que nos toca tão profundamente que é impossível não se emocionar, faz parte de nós seres humanos quando vemos ou assistimos nosso próximo ser injustiçado ou, ser tratado tão desigual.

Peço a atenção de todos para esse caso, peço a reflexão de todos para tudo que já foi dito sobre esse caso, peço a atenção dos juristas e criminalistas amigos ou não para esse caso, pode ser que um inocente esteja pagando por um crime que não cometeu e isso é grave demais para ficarmos inertes sem nos indignarmos.

Sei que tudo depende do entendimento de cada juízo e nós respeitamos, mas somos humanos, passíveis de falhas e erros por isso convoco a todos a refletir o máximo que puder sobre tudo isso que está acontecendo com o jovem Thiago Braga Brum.

Importante artigo foi publicado em nosso Blog Verdades Ocultas, o qual rogo a todos que acessem, leia do começo ao fim a e se manifestem, precisamos de vozes, precisamos de gritos.

Porque o jovem Thiago Brum não ganhou o direito de recorrer em liberdade como tantos outros deste país? -“ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória” (art.5º, LVII da Constituição Federal) - São tantas perguntas sem respostas neste caso...


Dois importantes artigos que de alguma forma tem uma relação com tudo que se tem publicado sobre o CASO THIAGO BRUM, os quais agrego com a devida vênia dos autores aqui neste espaço:


A justiça não é igual para todos

Antonio Carlos de Oliveira

Jornalista, Mestre em Comunicação pela UPAP (México)




O Judiciário brasileiro trata mal os pobres – especialmente os negros – e tem resistência em cumprir a função que a Constituição Federal lhe atribuiu. Vários estudos demonstram que o acesso à Justiça no Brasil não é igual para todos e que a raça e o nível social podem influenciar nos resultados dos processos judiciais, criando dificuldades para que práticas racistas sejam exemplarmente punidas.

O Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, elaborado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – que analisou o andamento de vários casos de racismo e discriminação racial no Tribunal de Justiça do Maranhão e em outras doze Cortes Estaduais – aponta que 40% dos processos de acusação por prática racista tiveram os méritos considerados improcedentes pelos juízes na primeira instância.

O relatório mostra que na medida em que a tramitação de um processo que envolve crime de racismo avança, a situação se inverte. Na segunda instância, durante a análise das decisões dos desembargadores, os réus das ações por crime de racismo passam a levar vantagem, alterando as decisões de primeiro grau, até então vencidas, na maioria das vezes, pelas vítimas. Ao todo, 57,7% dos réus acusados de racismo ganham as ações na segunda instância. Apenas em 32,9% dos casos as vítimas foram vencedoras.

Numa análise sobre a aplicação da legislação nacional de combate à discriminação, verifica-se a inexistência de condenações pela prática de racismo e injúria racial. Não é de hoje que o Judiciário trata de forma inadequada a questão do racismo. Dados oficiais indicam que crimes idênticos cometidos por negros e brancos têm tratamento e resultados diferentes.

O Judiciário caminha em descompasso com a legislação anti-racista. Mesmo com o avanço do arcabouço legal, estimulado pela Constituição de 1988, a Justiça não está sendo capaz de garantir a punição para aqueles que cometem crimes de racismo, uma vez que nos julgamentos prevalece mais os posicionamentos pessoais do que a lei, um indicativo de que os juízes absorveram valores de setores equivocados da sociedade que ainda alimentam forte preconceito e lidam muito mal com a questão do racismo

O cenário de marcantes desigualdades sociais construídas sob forte influência do racismo, exige que Justiça adote um outro posicionamento nas questões que envolvem conflitos em que os negros denunciam o desrespeito aos seus direitos constitucionais.

Desde a Constituição de 1988, o racismo é considerado crime inafiançável. Alterações em 1989 e em 1997 à chamada Lei Caó – em homenagem ao autor do projeto, o então deputado, Carlos Alberto Caó – tornaram as punições mais rígidas. As penalidades – que eram de um a seis meses – passaram a ser de um a cinco anos de reclusão.

Na medida em que as demandas aumentam, o caminho natural é a criação de jurisprudências (conjunto das decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptando as normas às situações de fato), seguidas do fortalecimento da legislação e dos dispositivos jurídicos que direcionem o tratamento dos casos de racismo.

Não seria exagero afirmar – os dados estão aí para comprovar – que o Judiciário vem negligenciando nas questões que envolvem o racismo, se negando a manter um estreito diálogo com os tratados e convenções internacionais que versam sobre o tema, não fazendo o menor esforço para que os princípios que impulsionam e fomentam a igualdade sejam incorporados ao fazer jurídico brasileiro.

Nesse contexto, torna-se necessária uma mudança de postura do Judiciário, visto que a evidente parcialidade no julgamento dos processos que tratam de crimes de racismo coloca em xeque a sua legitimidade para atuar como protagonista na concretização da cidadania no país
.

Fonte: JusBrasil



Erros judiciais causam danos a inocentes


Antonio Pessoa Cardoso

Relembre casos brasileiros em que cidadãos inocentes foram vítimas de erros.

A prisão ilegal constitui ato atentatório à liberdade do cidadão, direito consagrado pela Constituição Federal. Apesar da garantia constitucional, a ocorrência é comum e origina-se de arbitrariedade ou incompetência de uns e má fé, equívocos burocráticos ou apurações irregulares de outros. Nesses casos, a lei assegura o direito de o inocente ser reparado pelo erro cometido por seus agentes públicos, através de indenização contra o Estado, responsável pelos atos praticados, conforme dispõe a Constituição Federal, art. 5º, inciso LXXV:


"o Estado indenizará o condenado por erro judiciário, assim como o que ficar preso além do tempo fixado na sentença".

No caso de condenação injusta, a maior repercussão envolveu os dois irmãos, Joaquim e Sebastião Naves, comerciantes que viviam na cidade de Araguari, Minas Gerais.

Em 1937, eles foram presos sob a acusação de ter matado o sócio e primo Benedito Pereira Caetano, que desapareceu, sem deixar rastro, levando 90 contos de réis, hoje o equivalente a 270 mil reais. O Delegado chegou à conclusão de que os irmãos mataram o primo para ficar com o dinheiro. A polícia torturou até familiares para descobrir o esconderijo do dinheiro, conseguindo dessa forma a confissão dos presos que, levados a júri, foram absolvidos; a acusação não se conteve e recorreu; os jurados mantiveram a absolvição. Como na época o júri não tinha soberania, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais reformou a decisão e condenou Joaquim e Sebastião a 16 anos e seis meses de reclusão. Oito anos depois tiveram livramento condicional; Joaquim pouco depois morreu como indigente e Sebastião encontrou o primo vivo em julho de 1952, constatando assim a inexistência do homicídio, o acerto dos jurados com a decisão de absolvição e o grande erro do Tribunal. A descoberta provocou ação de revisão criminal que concluiu por inocentar os irmãos, em 1953, e em 1960, o Judiciário concedeu indenização aos herdeiros.

Marcos Mariano da Silva, mecânico pernambucano, foi preso, em 1976, porque confundido com o homicida que tinha o mesmo nome, Marcos Mariano Silva; em 1992, durante uma rebelião, policiais invadiram o presídio e Marcos foi atingido por estilhaços de granada, causando-lhe a perda da visão; passou 19 anos na cadeia, perdeu a saúde, o emprego, a mulher, os filhos e morreu de infarto, já em liberdade. Seis anos depois, o verdadeiro criminoso apareceu e foi preso, mas não serviu para reparar o erro cometido contra Marcos. O Estado de Pernambuco foi reconhecido como responsável pelos danos sofridos pelo mecânico e terminou sendo condenado a pagar indenização de R$ 2 milhões.

Fabiano Ferreira Russi foi preso, depois que duas mulheres, assaltadas em Taboão da Serra, São Paulo, reconheceram como um dos criminosos em um álbum fotográfico da polícia. O preso estava sozinho no reconhecimento e não tinha antecedentes criminais, mas, para sua infelicidade, foi fotografado depois que o delegado determinou identificação de todos os torcedores em batida policial. Fabiano trabalhava em hotel quatro estrelas da região da Vila Madalena, São Paulo, e até trinta minutos depois do assalto continuava no trabalho. Condenado em 2005, permaneceu preso por quatro anos. Busca agora, após ser inocentado, perder emprego e arruinar sua vida, indenização pelos danos que a decisão judicial lhe causou.

Wagno Lúcio da Silva foi preso no dia em que comemorava 33 anos, 24/10/1997, acusado de latrocínio em Congonhas/MG, contra o taxista, Rodolfo Cardoso Lobo, assassinado a facadas. Foi condenado a 24 anos de reclusão e ficou mais de oito anos na cadeia. Em 2006, ingressou com ação de revisão criminal que foi julgada procedente e Wagno foi absolvido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais; depois disso buscou ressarcimento pelos danos físicos e morais sofridos; uma das Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça condenou o Estado a indenizar o ex-segurança no valor de R$ 300 mil, mais dois salários mínimos de danos materiais, correspondente a cada mês em que esteve preso.

O advogado Aldenor Ferreira da Silva foi condenado a 24 anos de prisão pelo sequestro, extorsão e assassinato de um homem, fato que se deu em 22/7/1980, na área rural de Sobradinho, DF; Aldenor ficou preso por um ano e sete meses, mas em setembro/2011, o Tribunal de Justiça reconheceu o erro, porque o homem tido como morto foi preso em 1995, em São Paulo. Além disso, observou-se que, no processo não havia atestado de óbito, nem laudo de exame cadavérico.

Valdimir Sobrosa ficou preso por 11 anos e oito meses sem julgamento; depois de todo esse período, Valdimir foi inocentado pelo crime que não cometeu de homicídio. Requereu ressarcimento pelos danos causados e alegou que foi transferido vinte e quatro vezes de presídio o que impedia a visita de sua família. O Estado do Rio de Janeiro foi condenado pelo Tribunal de Justiça a pagar a indenização por danos morais de R$ 2 milhões.

O Estado recorreu da decisão.

Tiago Cleber de Souza Costa foi preso, através de mandado de prisão, anotado no sistema de informações usado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, relativo a processo de execução de alimentos. Só depois do terceiro dia de prisão, comprovou-se falha no sistema, porquanto o processo já tinha sido extinto, em virtude de acordo entre as partes.

A ação por danos morais foi procedente e mantida pelo Tribunal de Justiça.

J.B.O. permaneceu na prisão por 24 horas, porque foi expedido mandado de prisão para endereço do cidadão que não tinha nada a ver com o crime. Ingressou com ação, na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, reclamando indenização e recebeu R$ 6.500,00 por danos morais e R$ 1.500,00 por danos materiais, relativo aos gastos com advogados.

A superpopulação dos presídios é fato incontestável; o pior, entretanto, é que esse descaso com a liberdade alheia ocorre em função de erros, despreparo e corrupção da máquina burocrática do Estado. Muitos cidadãos são jogados ali sem terem sido julgados, outros estão presos porque furtaram uma lata de óleo, um pacote de bolacha.

Tais agressões à liberdade do cidadão ou tais erros provocam uma série de questionamentos acerca da confiança no sistema e da segurança jurídica, porque inocentes são condenados a ficarem atrás das grades e deixa-se de prender grande número de criminosos bem conhecidos. Ademais, mostra o sucateamento da máquina penitenciária, o despreparo dos agentes públicos A culpa por tais equívocos pode recair na fragilidade dos inquéritos policiais, porque a polícia apressa-se no afã de desvendar o crime; explica-se também pela confissão obtida através da tortura implantada desde 1964 e ainda usada pela polícia.

O Ministério Público de Minas Gerais editou uma cartilha, assegurando a importância do inquérito policial e da colheita de provas para instauração da ação penal. Enaltece a oitiva de todos os envolvidos na ocorrência com dados completos dos que prestarem depoimentos, a juntada de identificação civil ou certidões de nascimento ou casamento das vítimas maiores de 60 anos ou crianças e adolescentes, de certidões de antecedentes das delegacias locais e da Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança, Justiça e Fiscalização, INFOSEG, identificação completa do investigado, comunicação de todo o indiciamento à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Qualquer cidadão pode ser vítima de erro judiciário, mas a história mostra que a grande maioria dos casos envolve pessoas carentes, negras e sem escolaridade, que não possuem a mínima condição para custear as despesas com advogados, necessitando do trabalho dos defensores públicos, em muito pouco número no Judiciário brasileiro.

Acontece que uns erram e procuram reverter a situação, enquanto outros erram e se mantém no erro; há os que erram por negligência ou por falta de humildade para não reconhecer que não estão preparados para essa ou aquela missão. O pior é que são capazes de esconder o próprio erro, causando grandes danos ao cidadão.

Tramitou no Congresso Nacional projeto de lei 5.056, no ano de 2005, buscando responsabilizar civilmente magistrados que por ato ou omissão causarem perdas e danos às partes em decorrência da função jurisdicional. O projeto foi arquivado no mesmo ano, porque inconstitucional.

Registre-se que isso não é monopólio da justiça, pois os médicos cometem erros que causam a morte, o mesmo ocorrendo com a aviação, com os engenheiros, com os professores e com outras profissões.
______

*Antonio Pessoa Cardoso é desembargador do TJ/BA e corregedor das comarcas do interior

Fonte: migalhas

Postar um comentário

3 Comentários

  1. É inadomisivel uma situação dessa... Onde vamos parar?? Inocentes pagando por crimes que não cometeram, enquanto criminosos, assassinos.. Saem pela porta da frente de uma delegacia....
    Não aceitamos tamanha injustiça... Thiago é inocente... Queremos justiça!! #SomosTodosThiago

    ResponderExcluir
  2. É inacreditável e inadmissível que uma pessoa que é ré primária, possui endereço fixo,nao tem antecedentes criminais, tem emprego, e uma família estruturada, tenha que lutar pra provar sua inocência...e mesmo assim, quando prova cientificamente por 3 peritos criminais que não é ele o homem daquele assalto , tenha que ser condenado. Pq Deus???? Tantos matam, roubam, traficam e possuem tudo contra e mesmo assim estão por aí, gozando do bem mais precioso que um ser humano pode ter: LIBERDADE!!!!!!

    LIBERDADE pro Thiago, que teve sua vida roubada, seus sonhos rasgados, seu futuro dilacerado ... quantos " Thiagos" estão por aí passando pelo mesmo sufoco, onde a justiça só é " justa" quando convém, enquanto o bolso falar mais alto que o juramento feito em posse, ficará muito complicado exercer o ofício escolhido com dignidade.


    #SomosTodosThiago
    #Liberdade
    #Inocente

    ResponderExcluir
  3. Inacreditável e inadmissível que uma pessoa que é ré primária, possui endereço fixo,nao tem antecedentes criminais, tem emprego, e uma família estruturada, tenha que lutar pra provar sua inocência...e mesmo assim, quando prova cientificamente por 3 peritos criminais que não é ele o homem daquele assalto , tenha que ser condenado. Pq Deus???? Tantos matam, roubam, traficam e possuem tudo contra e mesmo assim estão por aí, gozando do bem mais precioso que um ser humano pode ter: LIBERDADE!!!!!!

    LIBERDADE pro Thiago, que teve sua vida roubada, seus sonhos rasgados, seu futuro dilacerado ... quantos " Thiagos" estão por aí passando pelo mesmo sufoco, onde a justiça só é " justa" quando convém, enquanto o bolso falar mais alto que o juramento feito em posse, ficará muito complicado exercer o ofício escolhido com dignidade.


    #SomosTodosThiago
    #Liberdade
    #Inocente

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do BVO - Blog Verdades Ocultas. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia os termos de uso do Blog Verdades Ocultas para saber o que é impróprio ou ilegal.