About Me

BVO-news.jpg

GILMAR: É HORA DE ENTERRAR MORTOS E CUIDAR DOS VIVOS


247 – Em entrevista às jornalistas Carolina Oms e Rosângela Bittar (leiaaqui), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse que a Lava Jato provocou um terremoto político no Brasil e que agora será preciso enterrar os mortos e cuidar dos vivos, por meio de uma profunda reforma política.
Segundo ele, a reforma é inadiável e não pode mais ser apenas "discurso de domingo". Um dos pontos defendidos por ele é o fim das coligações eleitorais.
"A coligação é um partido provisório, só para a eleição e fortalece esse modelo de aluguel e de partidos com um só representante. Também temos que discutir o sistema eleitoral. Se será misto, distrital, proporcional, ou seja lá o que for. O que é evidente que não dá mais é ter governabilidade com os 28 partidos no Congresso Nacional. Com a decisão do Supremo sobre o fim do financiamento empresarial, o fundo partidário cresceu de R$ 120 milhões para mais de R$ 800 milhões e a base do cálculo para divisão é o número de parlamentares. Então estamos agora com o caso do Partido da Mulher Brasileira (PMB), que inicialmente não tinha mulher, e que conseguiu 22 parlamentares, por alguns dias, de passagem, só para a fundação, e agora conta com dois parlamentares. Então estamos com um contencioso aberto para definir tempo de TV e fundo partidário. Calcula-se pelo número da fundação ou atual? Cada parlamentar é um ativo hoje", diz ele.
Gilmar também criticou o poder monárquico nos partidos. "Nós não criamos democracia partidária e nisso a justiça eleitoral tem responsabilidade. A maioria dos partidos tem até hoje diretório provisório, estamos tentando encerrar isso agora com uma resolução do TSE", afirmou.
Sobre a Lava Jato, ele disse que ainda virão duas ou três delações bombásticas, mas fez ressalvas sobre eventuais generalizações. "Temos doações normais que podem estar sendo chamadas de propina."

Postar um comentário

0 Comentários