About Me

BVO-news.jpg

Como ficará o Disque 180? - Por Luana Tolentino


Por Luana Tolentino no Facebook

Hoje de manhã me dei conta de que o Disque 180 - canal de informação, orientação e denúncia de violência contra as mulheres, é ligado ao extinto Ministério das Mulheres, da Igualdade e dos Direitos Humanos. Ministério este que virou pó em apenas 5 horas do governo golpista de Michel Temer.

Corri para o telefone e perguntei a atendente como ficaria o Disque 180, uma vez que o Ministério não existe mais. Ela não soube responder e transferiu a ligação:

-Olha, ainda não fomos informadas de nada. Não sabemos o que vai acontecer.

Foi o que eu ouvi...

Pois bem. Somente em 2014, mais de 50 mil denúncias de toda ordem de violência e abusos cometidos contra as mulheres foram feitas através desse serviço. A verdade é que com o fim do Ministério, não sabemos por quem e de que modo o Disque 180 será gerido.

Temer optou por excluir a participação feminina do seu governo, e também políticas públicas e serviços que possam garantir respeito, autonomia, direitos, oportunidades e dignidade a nós mulheres .

As mulheres são as maiores beneficiadas por Programas como o FIES, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e PROUNI.

O Disque 180 tem sido uma importante ferramenta para a conscientização e para o combate da violência que acomete mulheres em todo o país.

Todos esses Programas correm sérios riscos com Temer no poder.

Ainda impactada pela barbárie (barbárie é pouco, eu sei...mas me faltam palavras para definir o que aconteceu...) a que foi vítima a garota do Rio de Janeiro, penso que, nós mulheres, dentro das nossas possibilidades e áreas de atuação, devemos encampar uma luta feroz contra Temer e todos que fazem parte do seu des-governo.

Já perdemos muito. E, pelo visto, poderemos perder ainda mais.

L.

Postar um comentário

0 Comentários